CENTENÁRIO DA IGREJA ORTODOXA RUSSA NO BRASIL

No dia 14 de outubro aconteceu na cidade de Campina das Missões (RS) uma missa especial em comemoração aos 100 anos da Igreja Ortodoxa Russa no Brasil.

O evento aconteceu na paróquia São João Evangelista que fica a 10 quilômetros do centro da cidade, reunindo famílias de origem russa que se instalaram naquela região.

O público formado por aproximadamente 50 fiéis assistiu a missa celebrada pelo padre local, Dionísio Zazantssev. Entre os presentes estavam o procurador-geral da Diocese de São Paulo e do Brasil, Anatolie Topala, o padre Bartolomeo Oviedo, da Argentina e o embaixador da Rússia em Brasília, Serguêi Akopov.

Após a missa, um ônibus levou o grupo de fiéis até a praça São Vladimir, no centro da cidade, para a inauguração de um portal em homenagem a data. Ao discursar sobre a ocasião, o embaixador ressaltou a importância do trabalho dos imigrantes russos que “conservaram sua fé e cultura, sempre com a Igreja Ortodoxa ao seu lado.”

“A Igreja é uma parte da cultura russa que esses imigrantes trouxeram para cá. Na minha opinião, a Rússia está baseada em dois pilares: o Estado e a formação espiritual, sustentada pela Igreja”, disse Akopov à Gazeta Russa.

A pequena cidade é governada pelo prefeito Ademir Renato Nedel que esteve durante a inauguração do portal comentando que a obra não representa apenas os ortodoxos russos, mas a todos da cidade que tem fortes influências dessa cultura trazida pelos colonos daquela região do Estado.
(Gospel Prime – 22/10/2012)



Categorias:diásporas

%d blogueiros gostam disto: