Release: Grupo Negro Mendes e “Projeto do Bem” na Feira Chega Junto

Neste sábado (31), será realizada, das 9h às 17h, mais uma edição da Feira Chega Junto, na Christ Church Rio, localizada na Rua Real Grandeza 99, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro. O coletivo Feira Chega Junto conta com imigrantes e refugiados de vários países, que estarão presentes para mostrar o que de melhor eles trouxeram de seus locais de origem. Culinária, artesanato e moda são componentes que não podem faltar no evento. O projeto Junta Local, que possui parceria com a feira, estará proporcionando as iguarias que tanto aguçam o paladar dos convidados. Todos podem participar, visto que a entrada na Feira é gratuita.

Será feito um “projeto do bem”, no qual serão arrecadados livros e brinquedos para crianças. Portanto, antes de ir ao evento, separe aquele livro que foi “esquecido” em sua estante, ou aquele brinquedo que seu filho não usa mais, e faça uma boa ação. Doe para aqueles que realmente necessitam! Doar é a arte de saber se colocar no lugar do próximo. E faz um bem imenso para a mente e para o espírito.

A feira contará ainda com a participação do grupo Negro Mendes, que é formado por cinco integrantes com nacionalidades peruana, brasileira e uruguaia. O som composto por esses cantores engloba a música afro peruana. Com um estilo ora regionalista, ora modernista, o grupo utiliza a criatividade como uma marca para os afrodescendentes se juntarem à cultura andina e espanhola. Misturam jazz, rock, salsa dos anos 70, tropicália e world music em um só contexto. Ainda conta com o jeito único de fazer melodias. Jeito do qual é difícil inseri-las no cenário musical carioca. Devido a isso, o grupo tende a revezar entre o meio alternativo e o jazz e faz com que seus fãs optem por um estilo musical diferente do que é considerado “habitual”. Apesar dessa “dificuldade”, o grupo possui um currículo de peso, que vai desde várias apresentações em festivais brasileiros, até shows em casas noturnas. O que torna-o inigualável é o fato de que muitos brasileiros não sabem que os povos da África negra foram levados no período colonial como escravos para a costa peruana, e lá criaram seus estilos musicais de um jeito muito peculiar. Como não podiam utilizar seus instrumentos para compor suas músicas, eles os substituíam por outros tipos de objetos. E assim, surgiam “novos” instrumentos musicais.

A discografia do grupo, que atua no meio artístico desde 2002, é composta por dois álbuns: Negro Mendes (2009) e El Chocolatito (2016). E seus integrantes se chamam: Natália Sarante, José María Castañeda, Ricardo Bartra, Marcelo Bruno e Edison Mego. Para quem já conhece o trabalho desses artistas, terá mais uma oportunidade de vivenciar as canções e relembrar o talento deles. Para quem ainda não conhece, essa é a chance de poder “descobrir” novos horizontes e mergulhar em um mundo de histórias reais e estórias que mexem com a mente e as emoções. Não perca este ilustre espetáculo que está sendo proposto a você de forma gratuita. A apresentação dura em média 1h40 minutos.

Venha conhecer a Feira Chega Junto e colabore com as ações solidárias. Não perca o momento de poder interagir com nossos imigrantes e refugiados. Entrada gratuita. Barracas no local, com vendas de comidas estrangeiras, artesanatos, roupas, e muito mais! Será um sábado com trocas de experiências entre a população brasileira e várias outras partes do mundo, que recebemos de braços abertos em nosso país! Deguste, dance, cante, doe e encante…

 

Chega Junto 31ago

Por Karol Pinheiro.



Categorias:Eventos

Tags:, , , , , ,

%d blogueiros gostam disto: