Curiosidades da América Latina, com Ariel Palacios

Um diálogo sobre migração e interculturalidade movimentou perfis do Twitter de dois comentaristas internacionais da Globo News na sexta-feira (23). Guga Chacra fez as perguntas e Ariel Palacios as respondeu. Concorda, discorda, acrescentaria algo?

Assim respondeu Palacios.

Ariel Palácios analisa governo Nicolás Maduro - GloboNews – Jornal  GloboNews - Catálogo de Vídeos
O argentino Ariel Palacios comenta a vida latinoamericana para a emissora brasileira. Reprodução/ Globo News.

1 – Colômbia: Na época da colônia, o que mais importava para os espanhóis era o Caribe. E Cartagena tinha um porto magnífico! E alguns rios, entre eles o Magdalena, permitiam a entrada ao interior colombiano, a partir do Caribe.

2 – Argentina: esse território (antes de virar “Argentina”) era a periferia da periferia do império espanhol. Só era útil o rio da Prata como acesso, via Atlântico, para chegar à Bolívia e o oriente peruano. Por isso, na colônia, cresceram as cidades do interior argentino nessa rota… como Tucumán, Salta, Córdoba… B. Aires só começou a ter relevância na década de 1770, quando foi designada capital do Vice-reinado do Rio da Prata..e isso só foi graças aos portugueses, que estavam em Colônia do Sacramento e assustavam do lado oposto do rio e o resto do litoral da futura Argentina era frio, desolado, inóspito, sem gerar interesse algum nos espanhóis.

3 – Equador: isso é das últimas décadas…mas eles migram mais para os EUA e Europa, devido a meio século de crises econômicas e políticas. No entanto, os peruanos migram muitíssimo também, mas para o Chile e – especialmente – para a Argentina. Há uma conexão cultural e acadêmica peruana-argentina (mais forte em gerações passadas). Vargas Llosa contava que seu sonho, na infância, era visitar as livrarias portenhas e um dia estudar em B.Aires.

4 – Japoneses: A Argentina e o Chile já haviam recebido uma migração imensa previamente de outros países…e essa foi uma questão das empresas migratórias que obtiveram melhores contratos com o Brasil e com o Peru. Ah! E a presença chinesa grande no Peru teve um efeito fantástico na culinária… Acontece que na época da colônia os espanhóis chegaram e juntaram sua culinária genial com a estupenda culinária indígena… Mas quando chegaram os chineses, eles foram incluídos também.

A diversidade da América do Sul. Espetáculo Mercosul – Música e Movimento. Foto: Paulo Cesar Lima/ Divulgação.

As interações continuaram na rede social. Toda a conversa está nos respectivos perfis do Twitter.



Categorias:em pauta, imigrantes

Tags:, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: