Programação V Fórum de Imigração

Dia 04 de Dezembro – Quarta-feira

Café – 09h00 às 09h30

Painel da Manhã – 09h30 às 12h30

Luís Reznik (PUC RIO): Política imigratória e recepção de imigrantes: a Hospedaria de Imigrantes de Ilha das Flores.

Lená Medeiros de Menezes (UERJ): O Brasil no contexto das migrações internacionais de tempo presente.

Pe Mário Geremia (PASTORAL DO IMIGRANTE): A Pastoral do Imigrante: conexões Rio-SP.

Ismênia de Lima Martins (UFF): Novos Imigrantes, Velhos Preconceitos.

Gustavo Barreto (UFRJ): Imigrantes na imprensa fluminense (1870-1889).

Almoço – 12h30 às 14h30

Painel da Tarde – 14h30 às 17h30

Fábio Koifman (UFRRJ): A política imigratória e o controle da entrada de estrangeiros durante o primeiro governo Vargas (1930-45).

Syrléa Marques Pereira (LABIMI/UERJ/FAPERJ): LABIMI – Laboratório de Estudos de Imigração: a constituição do acervo, as pesquisas e o acesso ao público.
Apresentação do filme “La Cassettina dei Ricordi” (Caixinha de Lembranças) – Brasil, 8 min, 2011, DVD, 14 anos.

Poliana Cardozo (UNICENTRO): Imigração libanesa em Foz do Iguaçu: uma história de urbanidade em um fluxo constante.

Gladys Sabina Medeiros (UFF): Trajetórias invisíveis: Vidas de imigrantes portugueses na Primeira República.

Mariléia Inoue (UFRJ): Abrindo Caminhos: Fontes e Novas Abordagens na imigração do Estado do Rio de Janeiro.

Confira o perfil de cada palestrante!

Contação de histórias – 18h às 20h

A atriz Rosana Reátegui apresenta o conto peruano El Bagrecico, de Francisco Izquierdo Diaz, e Fátima, a fiandeira, história popular grega, ambos que explorando a temática da migração.

De origem peruana, Rosana é uma das fundadoras do grupo brasileiro Os Tapetes Contadores de Histórias. Formada em Artes Cênicas pela UniRio, a atriz desenvolve sessões de histórias e espetáculos a partir da palavra e memória, estuda mitos femininos e narrativas indígenas latino americanos. Criando pontes entre Brasil e Peru, ela dirige o projeto ‘Manos que cuentan’ onde junto com artesãs cria livros bordados a partir da literatura oral andina. Em outubro de 2013 estreou a peça Malinche resultado da sua pesquisa sobre a personagem mexicano e sua experiência como estrangeira no Brasil.

Dia 05 de Dezembro – Quinta-feira

Café – 09h às 09h30

Apresentação de trabalhos – 09h30 às 13h30

Alunos de graduação e pós-graduação são convidados a apresentar trabalhos sobre a temática da imigração no Brasil. Prof. Mohammed ElHajji, professor da pós-graduação da Escola de Comunicação e professor-tutor do PET-ECO, comentará as apresentações. Envio de trabalhos encerrado.

Almoço – 13h30 às 15h

II Encontros de Estudantes Estrangeiros do Rio de Janeiro – 15h às 18h

O aprofundamento do processo de globalização tem contribuído para o crescimento dos índices de mobilidade estudantil internacional. De acordo com a UNESCO, entre 2000 e 2010, o número de estudantes que cruzaram fronteiras com o intuito de estudar em países diferentes do seu de origem aumentou cerca de 80%.

A crescente visibilidade do Brasil e principalmente do Rio de Janeiro no cenário internacional promete acelerar o fluxo de produções imaginárias a respeito do país. Tais fatores se refletem no aumento da vinda de estudantes estrangeiros para universidades brasileiras. Cientes deste panorama, desde o ano passado, o Fórum de Imigração incorporou à sua programação a realização de um Encontro de Estudantes Estrangeiros no Rio de Janeiro.

O intuito da “desconferência” é receber e dar espaço ao encontro entre jovens de várias partes do mundo, explorando os interstícios da troca. A proposta é construir discurso a respeito do acolhimento desses jovens nas escolas brasileiras, reunindo queixas, coletando experiências, discutindo soluções e contribuindo para a maior circulação desse debate na esfera pública.

Cultura Migrante – 18h00 às 20h0

Apresentação de teatro do Grupo de Maiores da Casa de Espanha.