A banda Dominga Petrona, composta por 4 argentinos e 1 chileno, vem sendo impedida, há um mês, a de tocar no Largo Da Carioca, local onde o grupo costumava se apresentar regularmente. Denise, a produtora da banda, afirma que a Guarda Municipal vem impedindo a apresentação dos músicos, ameaçando a apreensão de seus instrumentos caso eles insistam em tocar.
Segundo Denise, um dos guardas municipais, Anderson seria o responsável pelo assédio. Já o guarda alega que ação deriva de uma série de reclamações de moradores dos prédios ao redor da praça.
Mas a produtora aponta para um outro motivo, uma implicação pessoal, segundo ela. O baterista da Dominga Petrona, Alfredo, teria manifestado sua indignação e reagido à agressão de crianças da região pelo guarda. Desde então, a banda vem sendo impedida de tocar. Para Denise, este seria o motivo mais claro: a banda está sendo “marcada” pela Guarda Municipal devido ao comportamento de Alfredo, que questionou o abuso da força e de autoridade exercido pela guarda.
A ação da Guarda Municipal contraria a lei no 931/2011, que assegura o direito dos artistas de rua no Rio de Janeiro. Denise foi orientada por um vereador que defende a causa dos artistas de rua e pela Secretaria de Cultura a chamar a Polícia Militar – caso a Guarda insista em impedir as apresentações da banda. O Vereador informou, ainda, que no dia 05/04 houve uma reunião com a superintendência da Guarda Municipal a respeito dos artistas de rua, A reunião, segundo ele, foi positiva e resultou no compremetimento da Guarda Municipal a não coagir mais ou agredir artistas de rua.
A banda Dominga Petrona vem tocando nas ruas do Rio de Janeiro há certo tempo, cativando os cariocas com um som que mescla soul e funk. Nessa apresntação livres, os músicos divulgam sua produção e vendem CDs. Eles teriam vendido cerca de 10.000 exemplares até agora.
A banda, que se apresenta regularmente em casas de show e eventos, já foi notada e noticiada pela imprensa local, inclusive O Globo que publicou duas notas sobre os músicos latinos.
Composta pelos argentinos Christían, Alfredo, Juan, Beto, pelo chileno Cristopher e tendo Denise como produtora, a banda se apresentará no próximo dia 20 de maio no Teatro Rival, na Lapa. O Largo da Carioca costumava ser um dos principais pontos de atuação do grupo, até a ocorrência dos fatos relatados.
Daniel salgado
