Sem a situação regularizada, o estrangeiro pode ser expulso a qualquer momento.
Com a falta de funcionário, o posto da Polícia Federal de São Carlos (SP) está sem atendimento para estrangeiros desde a segunda-feira (18/11). Com isso, muitos não estão conseguindo tirar os documentos necessários para regularizar a situação no país.
A procura por esse tipo de serviço aumenta justamente nesta época do ano, já que muitos precisam regularizar a situação no Brasil. Na manhã desta sexta-feira (22), o peruano Edwin Villanueva procurou o posto da PF para ter o visto de permanência da esposa no país e ficou surpreso com a falta de atendimento. Ele faz pós-doutorado na USP e mora na cidade há seis anos. “Eu viajo na segunda quinzena de dezembro. Tem que sair com os documentos em ordem se não você não pode voltar”, disse.
Funcionários
No total, são quatro trabalhadores da Prefeitura que fazem o atendimento ao público, sendo que um fica responsável pelos estrangeiros. Desde o começo da semana, o posto funciona apenas com três funcionários e um está em fase de testes.
A professora de alemão Astrid Muschenborn está há 15 anos na cidade. No mês de abril, ela entrou com o pedido para renovar a autorização de permanência no país e até agora não teve resposta. “Não me sinto segura aqui no Brasil porque, se minha permanência não sair, eu posso ser expulsa qualquer hora”, afirmou.
Se o posto de atendimento não voltar a funcionar, os estrangeiros terão que ir até a Polícia Federal de Araraquara. “Aqui é duas horas no máximo. Em Araraquara é toda uma manhã perdida”, afirmou Villanueva.
A Prefeitura informou que destinou um funcionário para atuar no local e está buscando outro para completar o quadro. Na segunda-feira (25), o atendimento vai voltar a ser efetuado.
(G1 – 22/11/2013)
