Refugiados que vivem em São Paulo participam de festa de confraternização para celebrar o fim de 2013.

O Centro de Acolhida para Refugiados da Caritas Arquidiocesana de São Paulo realizou sábado 14 um evento de confraternização com mais de 100 estrangeiros refugiados e solicitantes de refúgio que vivem na cidade. A confraternização aconteceu no Centro Pastoral Belém, na zona Leste de São Paulo.

Com o tema “A Vida e A Esperança”, o evento comemorou as datas do fim de ano e também celebrará a superação e as conquistas daqueles que tiveram que deixar de sua terra natal por perseguições e que hoje reconstroem suas vidas no Brasil.

A promoção do evento é resultado de uma conjugação de esforços individuais, que permitiu a distribuição de brinquedos e a degustação de quitutes de festa para todos os participantes.

Uma empresária, um casal de voluntários e uma adolescente brasileira que vive no interior de São Paulo se mobilizaram junto com colaboradores da Caritas para possibilitar a realização do evento. Eles conseguiram arrecadar brinquedos e recursos financeiros para preparar o lanche que será servido.

Atualmente, São Paulo é a principal porta de entrada de solicitantes de refúgio no Brasil. Nos últimos anos, as novas solicitações aumentaram significativamente, saindo de pouco mais de 300 casos em 2010 para cerca de 1.800 em 2012. Neste ano, até o final do mês passado, já haviam sido registrados 2.746 solicitações de refúgio em São Paulo.

O Centro de Acolhida para Refugiados da Caritas Arquidiocesana de São Paulo funciona em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e o Comitê Nacional para Refugiados (CONARE) do Governo Brasileiro, com o apoio de diversas outras organizações da sociedade civil, como o Serviço Social do Comércio. O centro oferecer programas de assistência social, integração, proteção jurídica e saúde.

(13/12/2013)