“Esperança longe de casa: Por um mundo inclusivo com as pessoas refugiadas” foi o tema definido pelas Nações Unidas para comemorar o Dia Mundial do Refugiado de 2023. O objetivo da mensagem deste ano é propor uma reflexão sobre o poder da inclusão de refugiados nas comunidades de acolhimento e a importância do debate em busca de soluções para reconstruírem suas vidas.

A data de 20 de junho foi definida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2000. Desde então, diversos países organizam eventos nessa data para celebrar a força e a coragem das pessoas que foram forçadas a deixar seu país de origem por conta de conflitos ou perseguições.

Na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), um grupo de alunos da Minerva Consultoria, empresa júnior de gestão pública da instituição, se mobilizou para levar a Feira da União, organizada pelo Centro de Atendimento aos Refugiados, ao Campus Praia Vermelha, na Urca. “Esse é um bom exemplo de abertura da universidade sobre a comunidade, de aproximação dos alunos das condições reais da vida e a humanização do serviço público – na medida que a empresa júnior responsável pela iniciativa é voltada para o setor público“, afirma o professor Mohammed ElHajji, coordenador do Grupo de Pesquisa em Migrações Transnacionais e Comunicação Intercultural – Diaspotics, vinculado à Escola de Comunicação (ECO) e ao Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia Comunitária e Ecologia Social (EICOS) da UFRJ.  

Foi um dia movimentado, com 20 expositores de gastronomia, moda e artesanato de diferentes países: Angola, Argentina, Colômbia, Congo, Equador, Senegal, Síria, Uruguai e Venezuela. De tecidos com estampas africanas, colares, pulseiras, plantas, a deliciosos sabores, como doces sírios, empanadas argentinas e pratos típicos da Colômbia e da Venezuela, como o patacón, com banana da terra, carnes e molhinho de abacate. Também teve uma apresentação de dança do artista congolês Ekiso Mongo, conhecido como Foguinho.

A gerente de Responsabilidade Social do Centro de Atendimento aos Refugiados, Patrícia Marinho, faz uma avaliação positiva do evento. Segundo Marinho, a Feira da União é uma oportunidade de divulgar o trabalho de geração de renda para a manutenção das famílias assistidas pelo centro que “trabalham divulgando sua cultura, seu artesanato e sua culinária”.

Dados do Relatório Tendências Globais divulgado neste mês pela Agência da ONU para Refugiados (Acnur) revelam que pelo menos 108 milhões de pessoas em todo o mundo foram forçadas a deixar suas casas no final de 2022, como resultado de perseguição, conflito, violência, violação de direitos humanos ou eventos que perturbaram gravemente a ordem pública. É um aumento de 19 milhões em relação ao ano anterior, considerado um recorde pelo Acnur.

Do total de deslocados, 35,3 milhões atravessaram a fronteira de seus países e se tornaram refugiados. A guerra na Ucrânia levou 5,7 milhões de ucranianos a fugirem para países vizinhos. A fuga de afegãos, principalmente para o Irã, com a retomada do poder pelo Talibã, também pressionou o aumento de refugiados. Além disso, um alto número de venezuelanos em situação de refúgio foi contabilizado no fim de 2022. Entre os países que mais acolheram refugiados, de acordo com o relatório, estão Turquia, Irã, Colômbia, Alemanha e Paquistão.

Sobre o Centro de Atendimento aos Refugiados:

Localizado em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, o Centro de Atendimento aos Refugiados atende às mais diversas demandas dos migrantes e refugiados, como legalização de documentos, atendimento jurídico, psicológico e social, ensino da língua portuguesa, orientação para atendimento de saúde, capacitação para o mercado de trabalho, entre outras.

E-mail: social.refugiados@asvp.org.br
@centro_refugiados

Sobre a Minerva Consultoria:

Empresa Junior voltada ao setor público sem fins lucrativos, formada por alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com sede no Campus Praia Vermelha, na Urca. O objetivo da Minerva é contribuir para o funcionamento de serviços públicos para atender os municípios do estado do Rio de Janeiro, por meio de projetos de consultoria, de forma que haja mais transparência e efetivação dos serviços públicos. A empresa trabalha com as seguintes áreas: administrativo e financeiro; produtos e projetos; gestão de pessoas; negócios.

E-mail: contato@minervaconsultoriaufrj.org
@minervaconsultoriajr