
Moïse Mugenyi Kabagambe nasceu no dia 4 de abril de 1997, na cidade de Bunia, província de Ituri, na República Democrática do Congo. Em 2011, ele e sua família chegaram ao Brasil como refugiados em busca de proteção e um futuro melhor, após fugirem do conflito armado em sua região de origem.
Aqui, Moïse recomeçou sua vida com esperança e dignidade. Estudou, trabalhou no comércio de praia e contribuiu para o sustento da família. Infelizmente, sua trajetória foi interrompida no dia 24 de janeiro de 2022, na Barra da Tijuca, quando Moïse se tornou vítima de um crime brutal que comoveu o Brasil e o mundo.
Sua morte nos lembra da urgência de enfrentarmos todas as formas de racismo, xenofobia e intolerância. Em memória de Moïse, será inaugurado um memorial simbólico no local onde teve sua vida ceifada — um marco permanente da luta por justiça, respeito e direitos humanos.
📍 Convidamos todas e todos cariocas para a Inauguração do Memorial em Homenagem a Moïse Mugenyi Kabagambe, no dia 30 de junho de 2025 (segunda-feira), às 10h, no Condomínio Alfa Barra I (Avenida Lúcio Costa, 6500 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro).


