Palestrantes V Fórum de Imigração

Dia 04 de Novembro – Quarta-feira

Painel da Manhã – 09h30 às 12h30

Luís Reznik – Professor do Departamento de Ciências Humanas da UERJ; Professor do Departamento de História da PUC-Rio; Coordenador do Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores.

Lená Medeiros de Menezes – Professora Titular de História Contemporânea da UERJ e professora do programa de Pós-graduação em História e do programa de Relações Internacionais da mesma instituição. Doutora em História pela USP, com Pós-doc na PUC-SP. Coordenadora geral do LABIMI. Autora dos livros ʺOs estrangeiros e o comércio do prazer nas ruas do Rio (1890-1930)” (premiado e publicado pelo Arquivo Nacional em 1992) e “Os Indesejáveis: desclassificados da Modernidade”. Organizadora de livro sobre e-imigração espanhola, parceria entre o LABIMI e a Universidade de Huelva; Organizadora de CD sobre e-imigração italiana, em parceria com a PUC-SP.

Padre Mário Geremia – Missionário licenciado em Filosofia pela PUC-PR e bacharel em teologia pela Faculdade São Miguel (Argentina). Fundador de vários centros da Pastoral do Migrante na América Central e no Brasil. Atualmente, é vigário paroquial de Santa Cecilia (Botafogo) e assessor eclesiático para a Pastoral do Migrante na Arquidiosece do Rio.

Ismênia de Lima Martins – Professora Emérita da Universidade Federal Fluminense (UFF) onde se licenciou em História (1967). Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (1973). Pós-Doutorada pela E.H.E.S.S. (Paris, 1990). Ex-presidente da Associação Nacional de História (ANPUH). Atualmente é Professora de Pós-Graduação em História da UFF. Membro da Comissão de Altos Estudos do Programa Memórias Reveladas da Presidência da República. É Coordenadora do NEMIC (Núcleo de Estudos, Migração, Identidade e Cidadania) e do Projeto Entrada de Imigrantes no Brasil –Arquivo Nacional, e do Projeto Rio de Janeiro de Todas as Gentes. Autora e organizadora dos livros “Portugueses no Brasil: migrantes em dois atos” (2006); “Emigração Portuguesa Para o Brasil” (2007);  “Nas duas Margens: Os Portugueses no Brasil” (2009); e “E/Imigrações: histórias, culturas, trajetórias” (2010); “Um passaporte para a Terra Prometida” (2011); “E/Imigrações: Questões, Inquietações (2013).

Gustavo Barreto – Mestrado em Comunicação e Cultura e realiza atualmente o curso de Doutorado em Comunicação e Cultura (2011-2014). jornalista e assessor de comunicação do Centro de Informação da Organização das Nações Unidas (ONU) no Rio de Janeiro (UNIC Rio). Membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Diásporas e Migrações (DIASPOCOM) e colaborador do Programa de Educação Tutorial (PET), ambos vinculados à Escola de Comunicação da UFRJ. Colaborador de redes como o jornal Fazendo Media, a Revista Consciência.Net, o Núcleo Piratininga de Comunicação, a Rede Nacional de Jornalistas Populares (Renajorp), a Ciranda Internacional de Informação Independente, a Revista Viração, a Revista Vírus Planetário e o Coletivo Intervozes. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Comunitária, Cultura Digital e Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, política, democracia, Internet, redes de comunicação, liberdade de expressão, direitos humanos, cidadania e migrações humanas.

Painel da Tarde – 14h30 às 17h30

Fábio Koifman – Historiador, professor do Departamento de História e Relações Internacionais da UFRRJ

Syrléa Marques Pereira – Pesquisadora da eimigração italiana da região da Toscana para o estado do Rio de Janeiro, mais recentemente analisa os deslocamentos de portugueses e espanhóis para a cidade do Rio de Janeiro. Atua principalmente nos seguintes temas: história das mulheres, memória, trajetórias de famílias, identidades, fotografia, narrativas orais, a partir do approach da História Oral. Pós-doutoranda em História na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), como bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Coordenadora adjunta do Laboratório de Estudos de Imigração (LABIMI) / UERJ. Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com parte do doutorado realizado na Università degli Studi di Napoli – L’Orientale (Itália).

Gladys Sabina Medeiros – Mestre em História do Brasil pela UFF e Doutora em História Social do Trabalho pela Unicamp. Atualmente é Professora do Departamento de História e do PPGH da UFF.Trabalha com História do Brasil, ênfase em Brasil Império e Primeira República. Pesquisa, principalmente, os seguintes temas: migrações, poder e política, enfocando aspectos relacionados à cidadania, aos direitos, à nação e a formação de uma identidade nacional e do antilusitanismo. Publicou: Mata Galegos, (Coleção Tudo é História nº 129 – 1990); A liberdade em construção (Relume-Dumará/FAPERJ, 2002). É co-organizadora dos livros: Brasileiros e cidadãos: modernidade política, 1822-1930 (São Paulo: Editora Alameda, 2008); Diálogos entre Direito e História: cidadania e justiça (Niterói: EDUFF, 2009); Linguagens e práticas da cidadania no século XIX (Editora Alameda, 2010); Linguagens e fronteiras do poder (Editora FGV, 2011).

Mariléia Inoue – Realizou Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (2008-2009); Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2002) e Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). É do quadro permanente da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: Cidadania, Inclusão Social, Direitos Humanos: Minorias e Grupos Fragilizados. Como decorrência de seu Doutoramento foi pioneira no estudo dos japoneses e seus descendentes no Estado do Rio de Janeiro, com um considerável acervo iconográfico e de história oral sobre o assunto. É coordenadora do Centro de Educação para Cidad ania e Presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade da Escola de Serviço Social da UFRJ, membro do Núcleo de Acessibilidade da PR1-UFRJ.

Poliana Cardozo – Bacharel e Mestre em Turismo, Doutora em Geografia. Professora Adjunta do curso de Turismo e do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.