RESUMOS DOS TRABALHOS DE PESQUISA APRESENTADOS NO FÓRUM

 
Título As representações de Brasil por nórdicos vivendo no país
Resumo A pesquisa voluntária, não vinculada a órgão ou grupo de pesquisa, tem como objetivo averiguar que representações os nórdicos morando no Brasil tem de um país social, econômica e culturalmente diferente do seu.
Para tanto, foram realizadas, em 2013, 40 entrevistas gravadas e aplicados 16 questionários por e-mail, junto com nórdicos maiores de 18 anos, vivendo no país. A análise inicial deste material apontou que o país é visto como desigual, burocrático e machista, paraíso tropical e bom local para novos negócios, sendo destino de expatriados, empresários e casados com brasileiros.
Todavia, adentrar os círculos de amizade e intimidade é a parte mais difícil da integração nesta sociedade, segundo os entrevistados, o que relativiza a “cordialidade brasileira” (HOLLANDA, 1936), a visão popular de que o Brasil é um país que inclui a todos, numa perfeita fusão com os estrangeiros, e nos faz pensar sobre o processo de assimilação (WILLEMS, 1946) deste grupo no Brasil.
Autor/a Juliana Rodrigues Ferreira
 
Título A política imigratória brasileira: uma análise sobre promoção, restrição e seleção a partir da legislação entre o início do século XIX e o limiar da década de 1930
Resumo O presente trabalho analisa a configuração de um padrão de imigração desejável para o Brasil, a partir da legislação imigratória, no período compreendido entre o início do século XIX e a década de 1930.
Diante disso, busca-se compreender a conformação de determinadas categorias de imigrantes como desejáveis e indesejáveis através da legislação nacional em três chaves explicativas distintas que, grosso modo, correspondem às políticas imigratórias propagadas no país nesse período, conforme a ampla historiografia sobre o tema.
Para fins da investigação proposta, a legislação será tomada, ao mesmo tempo, como fonte e objeto de pesquisa e analisada da seguinte forma: I- o desenvolvimento da pequena propriedade por meio do assentamento dos imigrantes em colônias agrícolas impulsionado pelo governo central e províncias e, posteriormente, pelos estados e empresas privadas; II – a atração de mão-de-obra europeia promovida pelos cafeicultores paulistas; III- a profunda alteração das políticas anteriores com a adoção do sistema de cotas de imigração e um conjunto de leis que visavam regular as atividades de estrangeiros.
Autor/a Julia de Souza Rodrigues
 
Título A imigração sírio-libanesa dirigida ao Rio de Janeiro entre o final do século XIX e a década de 80 do século XX
Resumo O que se busca é analisar os espaços de ocupação dessa etnia dentro do traço urbano da capital do Rio de Janeiro. Como objetivo secundário à pesquisa, busca-se entender o processo de assentamento dos imigrantes sírios e libaneses na capital no período monárquico e republicano através do estudo das estratégias cotidianas de assimilação e aculturação dos mesmos, dentro do território carioca.
A pesquisa será realizada à luz das narrativas de vida dos imigrantes das primeira e segunda geração. As fontes históricas utilizadas seguem pela via da história oral e pesquisa documental (fotografias, documentos de família, documentos oficiais, etc.).
Pretende-se analisar os dados obtidos ao final da pesquisa à luz de obras já publicadas que tratam da imigração sírio-libanesa no Brasil de forma geral, como é o caso das obras de Truzzi (2009). Como base de análise das narrativas orais, serão utilizadas como de base analítica, as obras de Halbwachs (1990) e Thompson (1992). Não olvidando-se ainda a importância da metodologia histórica representada nessa proposta por Carlo Ginzburg: a micro história.
Autor/a Munah Maleque Felicio
 
Título Mudança do perfil migratório no Brasil contemporâneo
Resumo Desde a década de 80, o país era caracterizado pelo grande número de emigrantes que se dirigiam, em geral, para os Estados Unidos e para a Europa. Esse fenômeno trouxe durante muito tempo efeitos negativos para o Brasil, na medida em que tínhamos uma fuga de cérebros (brain drain), ou seja, nossa mão de obra qualificada se direcionava à estas regiões, buscando novas oportunidades profissionais.
Contudo, esse panorama vem se alterando na conjuntura mais atual. O Brasil nos últimos anos, além de uma potência regional, tornou-se um dos países com maiores índices de desenvolvimento, sendo hoje a 6ª economia mundial. Dados mais recentes apontam para o crescimento da imigração, sobretudo, a de trabalhadores qualificados atraídos pelo aumento da projeção internacional brasileira que vem sendo noticiada pela imprensa internacional. Ademais, o próprio país vem contratando trabalhadores qualificados na Europa e Estados Unidos com o objetivo de desenvolver setores específicos do mercado com baixa oferta de profissionais brasileiros.
Sendo assim, esta comunicação tem como escopo analisar o momento de inflexão que o Brasil atravessa com vistas a verificar se, de fato, o país estaria experimentando uma transformação em seu perfil migratório, passando a assumir o papel de importador de mão de obra. Talvez ainda seja muito cedo para falar em inversão dos fluxos, mas já é possível, a partir da análise empírica, observar indícios de mudanças e, por essa razão, há a necessidade de investigarmos suas causas.
Autor/a Ana Paula Moreira Rodriguez Leite e Ana Luiza Bravo e Paiva
 
Título Imigração Sino-Brasilieira: Uma Análise da Diáspora Chinesa no Município de São Gonçalo (RJ)
Resumo A diáspora chinesa está presente em todos os continentes. Nas Américas a população chinesa que foi expulsa e seus descendentes encontram-se em diversos pontos dos territórios. Países como Estados Unidos e Canadá foram os pioneiros em que chineses chegaram às Américas criando-se comunidades em que os seus descendentes e novos imigrantes passam a perpetuar os laços com a China.
No Brasil ocorrem os mesmos fatos, surgindo comunidades chinesas – a maior concentrada em São Paulo, direcionando-se para novos nichos de mercado e mantendo fortes laços com a China. A imigração chinesa passa a ser algo notável entre os residentes e para as pessoas de estão de passagem por São Gonçalo. A presença de imigrantes chineses entre a população no município de São Gonçalo, em especial nos bairros do Centro e Alcântara no qual o comércio é uma das principais características.
A diáspora chinesa torna-se latente e perceptível quando observa que as gerações de chineses ultramarinos em São Gonçalo mantêm vínculos e tradições com a China com valores e vínculos de identidade social acreditando que em estar contribuindo de certa forma para a construção de uma China utópica.
Autor/a Edivan de Azevedo Silva da Costa
 
Título A imigração árabe em Juiz de Fora
Resumo Tendo em vista o considerável número de imigrantes de fala e cultura árabe que residem em Juiz de Fora bem como a importância política, econômica e social das instituições árabes fundadas nesta cidade, esse trabalho procura analisar o processo de construção e manutenção da etnicidade árabe ao longo dos séculos XX e XXI.
Autor/a Rodrigo Ayupe
 
Título Os modelos migratórios do Brasil e da Alemanha e o trabalhador migrante
Resumo O presente trabalho possui caráter interdisciplinar ao abordar uma perspectiva não apenas do direito comparado, mas também uma análise histórica e político-social dos modelos de imigração do Brasil e da Alemanha.
Busca-se compreender as diferenças em seus processos migratórios sob a ótica da Teoria Crítica dos Direitos Humanos, analisando as legislações sobre imigração dos dois países (Lei de Imigração Alemã de 2005 e o Estatuto do Estrangeiro de 1981) e propor a reflexão sobre o que cada um deles pode evoluir em termos de desenvolvimento de leis e políticas migratórias mais eficazes que propiciem uma melhor adaptação e integração do trabalhador migrante na sociedade.
Autor/a Andressa Gomes Barp
 
Título Deportação e Expulsão no direito brasileiro
Resumo O objeto do presente trabalho é a distinção entre os institutos da deportação e expulsão de estrangeiros do território brasileiro sob a ótica de diferentes doutrinadores, a influência do contexto histórico no qual os autores abaixo citados estavam inseridos e as diferenças entre essas diversas visões. Observaremos as mudanças entre esses conceitos nas publicações antigas e recentes e na jurisprudência, além do influxo que os Direitos Humanos exerceram sobre essas variadas interpretações. 
Autor/a Gustavo Augusto Freitas Deppe da Costa
 
Título Webdiáspora e construção de identidades transnacionais
Resumo A apresentação do trabalho proposto visa discutir e apresentar as incipientes análises do projeto de pesquisa para Doutorado em Comunicação Social intitulado: Webdiáspora e a construção das identidades transnacionais: o caso dos imigrantes sírio-libaneses no sul e sudeste do Brasil.
O objetivo principal do estudo é pesquisar o uso das novas tecnologias da informação e comunicação pelos imigrantes sírio-libaneses nestas regiões e assim verificar seu papel na construção da identidade diaspórica transnacional dessas comunidades.
Autor/a Guilherme Curi
 
Título Toda chegada é antes uma partida: uma análise antropológica da experiência migratória de estudantes peruanos no Rio de Janeiro
Resumo Este artigo tem como objetivo realizar uma análise da experiência vivida por jovens que saíram do Peru rumo ao Brasil como estudantes de graduação. Compreendendo a mobilidade estudantil como uma cultura particular de viagem (CLIFFORD, 1997), este trabalho tem como foco refletir sobre os sentidos que o deslocamento internacional assume na vida destes jovens.Negociando com diferentes hierarquias de poder dentro e fora do seu país de origem, estes jovens encontram na mobilidade estudantil uma oportunidade de buscar novos horizontes, o que abrange diferentes dimensões da vida, como a econômica e a afetiva.Para realizar tal análise, partimos do princípio que a modernidade na sua fase globalizada abre a possibilidade para uma expansão quantitativa e qualitativa das possibilidades de viajar pelo mundo, o que permite que mesmo indivíduos que não se enquadram no perfil tradicional de imigrante possam viver uma experiência migratória. Neste artigo, exploraremos alguns dos elementos que compõem a experiência migratória dos estudantes peruanos no Rio de Janeiro, através dos quais eles se posicionam entre duas sociedades nacionais e, partir disso, encontram um terreno fértil para reavaliar a si mesmo e seu lugar no país de origem, de destino e no mundo.
Autor/a Camila Daniel
 
Título Evolução da política migratória brasileira
Resumo Tomando como base a teoria crítica dos direitos humanos, em especial, os estudos dos pensadores Joaquín Herrera Flores e Javier de Lucas, o presente trabalho tem como objetivo estudar, através de uma pesquisa bibliográfica e legislativa, a política migratória brasileira, analisando sua evolução histórica, focando principalmente em como o país lida com o acolhimento e integração desses imigrantes, tendo em vista a importância dessa figura no desenvolvimento social, econômico e cultural brasileiro.
Autor/a Antonio Leonardo Silva Carneiro
   
Título Imigração e trabalho
Resumo A imigração é um fenômeno complexo e antigo. Desde a antiguidade o deslocamento populacional foi muito importante para a formação dos Estados. Porém, após a I Grande Guerra, foram criadas restrições para a circulação de pessoas no mundo, onde os Estados tem somente permitido a entrada de imigrantes com alto grau de conhecimento em suas áreas de atuação. Esses imigrantes são guest workers, uma mão de obra qualificada cuja entrada somente é permitida por serem vistos como importantes para o desenvolvimento econômico dos países.Nesse prisma, o presente trabalho tem como objetivo estudar a relação entre imigração e trabalho, tendo como base os estudos de Abdelmalek Sayad, e como essa relação influencia a vida das milhares de pessoas que saem de seus territórios a procura de uma vida melhor.
Autor/a Carolina Genovez Parreira
   
Título Lugar e não lugar do estrangeiro
Resumo O presente trabalho pretende pensar a ideia do estrangeiro. O estrangeiro como aquele que parte de uma realidade conhecida para o confronto com uma outra esfera, estranha, por motivos naturais, políticos, econômicos ou pessoais, de forma forçada ou voluntária.E assim, é nosso propósito, examinar esse conceito em sua relação com uma outra a noção, a de espaço: esta como delimitadora da primeira. O estrangeiro não toma para si o pertencimento em relação a seu lugar no presente, pois seus atributos não podem ser medidos a partir desse lugar mas tão somente tendo sua origem como referência.O estrangeiro, aquele que tem a mobilidade como característica essencial, não se vincula ao seu aqui-e-agora, ele é o está sempre “mais perto do distante”.  Neste cenário propomos pensar o lugar ou não lugar desse estranho que se fixa naquilo que é não lhe é próprio ou não lhe é muitas vezes aceito.
Autor/a Bruna Rodrigues Soares
   
Título Percursos do refúgio
Resumo O objeto do presente trabalho é uma reflexão sobre as vítimas de deslocamentos forçados no mundo atual, desde sua entrada num Campo de Refugiados até sua aceitação em país estrangeiro, que neste caso é o Brasil. Inicialmente faremos uma análise das condições humanas, bem como a estrutura organizacional dentro de um Campo.A partir daí, procuraremos destacar o perfil do refugiado no Brasil, as principais razões que levam o indivíduo ao refúgio, a problemática em deixar seu país de origem e estabelecer residência em um país estrangeiro, e, por fim, como se dá o processo de aprovação do pedido de refúgio pelo CONARE à luz da lei 9474/97.
Autor/a André Ricci Amorim
   
Título Dinâmicas de integração da imigração boliviana no Brasil
Resumo O objeto do presente trabalho é contextualizar, a partir dos conceitos de micro e macro estruturas, a da dinâmica da comunidade de imigrantes bolivianos no Brasil e como a interação desses fatores, as estruturas intermediárias (meso estruturas), exercem um papel fundamental para a vinda e permanência de imigrantes.Através da análise de dados, pesquisas bibliográficas e de campo, pretende-se mostrar como se dá a adaptação e integração desses imigrantes à realidade brasileira, e quais as demandas e implicações referentes a esse grupo específico.
Autor/a Rômulo Ribeiro Teixeira
   
Título Webdiáspora nas migrações bolivianas e peruanas para o Brasil
Resumo A “A Webdiáspora nas migrações bolivianas e peruanas para o Brasil” é o tema da pesquisa, ainda em andamento, realizada durante a disciplina “Comunicação, Globalização e Sociedade Tecnológica VI”, da grade de Comunicação Social. Nela são reunidas e analisadas as diferentes mídias feitas por e para essas duas comunidades de imigrantes.
Autor/a Paloma da Silva Barreto
 
Título Comunicação Intercultural no Rio de Janeiro
Resumo Participo de uma pesquisa acadêmica a cerca de imigrantes no Rio de Janeiro, e embora inúmeros disciplinas científicas investiguem essa temática através de perspectivas diferentes, haja vista que as motivações do fluxo imigratório são diversificadas.Nosso trabalho busca o estudo mais direcionado de como esses estrangeiros se relacionam em seu dia a dia com os nativos. Para tanto buscamos conhecer e discutir os recursos cognitivos e comunicacionais que estão envolvidos, e como esse contato é compreendido e assimilado por esses imigrantes.
Autor/a Claudia Lucia Moreira Areias
 
Título Dificuldades enfrentadas pelo imigrante boliviano
Resumo Este trabalho tem como objeto analisar as dificuldades do imigrante boliviano no Brasil que deseja regularizar sua situação migratória e as implicações que isso gera em sua convivência no país. Um estudo assim se faz necessário, já que Brasil é visto como um líder regional, onde as oportunidades de trabalho cresceram muito e, consequentemente, também a entrada de imigrantes dos países vizinhos.Para tal, serão analisados artigos que tratem outros estudos sobre este tema, acordos entre os dois governos envolvidos e a legislação vigente sobre o assunto. Por fim, pretende-se estudar até que ponto e porque as medidas tomadas seriam consideradas restritivas, burocráticas em excesso e se existiria um interesse em desestimular a entrada de novos migrantes.
Autor/a Isis da Cruz Beserra de Araújo
 
Título Velhos imigrantes e novos estrangeiros na construção de uma Web diaspórica
Resumo Sites, blogs, fóruns, comunidades e páginas próprias inseridas em redes sociais… São vários e notórios os recursos utilizados pelas diásporas ao fazer uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), em especial da Internet. Conhecido como Web diaspórica (ou e-diáspora), esses espaços vem sendo utilizados como um local de reordenamento de experiências e práticas subjetivas de imigrantes transnacionais e demais atores envolvidos no processo migratório, baseados, fundamentalmente, em relações interculturais e multiterritoriais.Analisar como e por que se organiza a Web diaspórica dentro de três nacionalidades específicas (ainda em fase de definição) tendo como pano de fundo as relações entre o velho imigrante e o novo estrangeiro é uma das propostas da pesquisa, intitulada, provisoriamente, “Velhos imigrantes e novos estrangeiros na construção de uma Web diaspórica”. Dois métodos principais de abordagem e estudo deste tema constitui este trabalho: o primeiro, uma análise do discurso como meio de aproximação do objeto, na perspectiva de uma genealogia da Internet; o segundo, a história oral, como fonte de compreensão de um modo de vida de um grupo organizado a partir de fluxos e mediações comunicacionais, que compreende ainda outras relações, como: de poder, de temporalidade (passado e presente), de práticas culturais, entre outras.
Autor/a Camila Escudero