No dia 14 de outubro aconteceu na cidade de Campina das Missões (RS) uma missa especial em comemoração aos 100 anos da Igreja Ortodoxa Russa no Brasil.

O evento aconteceu na paróquia São João Evangelista que fica a 10 quilômetros do centro da cidade, reunindo famílias de origem russa que se instalaram naquela região.

O público formado por aproximadamente 50 fiéis assistiu a missa celebrada pelo padre local, Dionísio Zazantssev. Entre os presentes estavam o procurador-geral da Diocese de São Paulo e do Brasil, Anatolie Topala, o padre Bartolomeo Oviedo, da Argentina e o embaixador da Rússia em Brasília, Serguêi Akopov.

Após a missa, um ônibus levou o grupo de fiéis até a praça São Vladimir, no centro da cidade, para a inauguração de um portal em homenagem a data. Ao discursar sobre a ocasião, o embaixador ressaltou a importância do trabalho dos imigrantes russos que “conservaram sua fé e cultura, sempre com a Igreja Ortodoxa ao seu lado.”

“A Igreja é uma parte da cultura russa que esses imigrantes trouxeram para cá. Na minha opinião, a Rússia está baseada em dois pilares: o Estado e a formação espiritual, sustentada pela Igreja”, disse Akopov à Gazeta Russa.

A pequena cidade é governada pelo prefeito Ademir Renato Nedel que esteve durante a inauguração do portal comentando que a obra não representa apenas os ortodoxos russos, mas a todos da cidade que tem fortes influências dessa cultura trazida pelos colonos daquela região do Estado.
(Gospel Prime – 22/10/2012)