Primeira Cooperativa Legal de Imigrantes no Brasil.
Na sua 13ª. Edição, o Jornal “Conexión Migrante” (maio de 2012) informa que a Cooperativa de Empreendedores Bolivianos e Imigrantes em Vestuário e Confecções, tinha formalmente apresentado sua personalidade jurídica aos seus associados. A cerimônia foi realizada no galpão d’um terreno de sessenta e três mil metros quadrados na cidade de Guarulhos, onde os cooperados desejam implementar um projeto de industrialização e comercialização de roupas e produtos elaborados pelos próprios imigrantes.
O jornal citou as palavras que o presidente usou para expressar seu desejo: “A construção do centro Industrial e Comercial dos Imigrantes significará um passo importante na luta pelo trabalho decente para todos, e será uma maneira inteligente de se escapar da exploração e de toda forma de violência”.
Números e objetivos da cooperativa
O jornal informou que a cooperativa pretende chegar, em breve, a mil associados. Hoje são cerca de duzentos e cinquenta. O principal objetivo da Cooperativa é adquirir o terreno para instalação do Centro Industrial e Comercial na cidade de Guarulhos.
O jornal ressaltou o papel do Centro de Direitos Humanos e Cidadania do Imigrante no acompanhamento do processo de formação da Cooperativa, principalmente em que diz respeito ao trabalho de conscientização dos sócios empreendedores da Cooperativa. A cooperativa é o resultado desse trabalho em defesa da promoção dos direitos sociais. O Centro pretende continuar acompanhando o trabalho dos associados da nova Cooperativa, além de atuar em parceria com a Associação Latino Americana de Micro- Pequenas Empresas, certificando-se que não haverá condições de trabalho análogas à escravidão em qualquer nível de sua cadeia produtiva.
Ruana Corrêa
