ADUS LANÇA CAMPANHA DE REINTEGRAÇÃO

ADUS lança campanha de reintegração dos refugiados no Brasil.

A situação dos refugiados residentes no Brasil é bastante complexa. Faltam locais para acolhimento; a maioria dos brasileiros – por falta de informação – não sabe ao certo quem são essas pessoas, o que acarreta casos de xenofobia; tal falta de informação também dificulta a inserção dessa população no mercado de trabalho; muitas vezes, necessidades básicas, tais como alimentação e vestimenta também fazem parte do dia-a-dia dessas pessoas.

As dificuldades são diversas. Nesse contexto, visando gerar melhores condições para integração desses solicitantes de asilo e refugiados, foi fundado o Adus – Instituto de Reintegração do Refugiado – Brasil. Desde então, são realizadas diversas ações voltadas à conscientização, diminuindo os casos de preconceito contra essas pessoas; diversos postos de trabalho foram criadas; vagas em cursos foram logradas; dezenas de voluntários foram incluídas ao nosso grupo de colaboradores e contribuem efetivamente em nossas ações e projetos; solicitantes de refúgio e refugiados passaram a ter voz.

O Adus já se configura como um novo paradigma na relação entre os refugiados e a sociedade civil brasileira, atuando de forma transparente e democrática.



Categorias:refugiados

%d blogueiros gostam disto: