PF localiza mais 13 chineses ilegais na fronteira no RS.
A Polícia Federal localizou na terça-feira (21/08/2012) mais 13 chineses que estavam ilegalmente em Uruguaiana, cidade gaúcha na fronteira com a Argentina. É a terceira ação da PF em pouco mais de um mês que encontra imigrantes da China na região.
Nas outras duas, outros 25 chineses foram achados sem documentação em hotéis de Uruguaiana e Itaqui e receberam ordens para deixar o Brasil em três dias.
Ontem, a PF prendeu um paraguaio e um argentino suspeitos de serem os atravessadores dos imigrantes. Parte do grupo disse que chegou ao Brasil por São Paulo e que iria para a Argentina. Eram oito homens e cinco mulheres, a maioria jovens.
Para o chefe da delegacia da PF em Uruguaiana, André Luiz Epifânio, os estrangeiros vieram à região para migrar. Mas, sem dinheiro para pagar a viagem até a América do Sul, acabam sendo obrigados a entrar em organizações criminosas ou em redes de prostituição como forma de quitar a dívida.
“Eles ficam quietos nos hotéis, e o interlocutor deles faz todo o contato”, diz o policial.
Epifânio afirma que só a viagem entre São Paulo e a cidade gaúcha custou R$ 800 para cada um dos chineses. Os passaportes, que não tinham visto para o Brasil, também registram passagem pelos Emirados Árabes.
Outros três chineses, apontados pela polícia como “coiotes” dos grupos anteriores (veja aqui), ainda estão presos em Uruguaiana. O delegado diz que existe uma ligação entre os atravessadores detidos ontem e os presos nas operações anteriores. Os nomes não foram divulgados.
(Jornal Floripa – 24/08/2012)
