Recepcionados estudantes do Timor Leste que farão graduação e pós-graduação na UEPB.
Estudantes do Timor-Leste que vão cursar graduação e pós-graduação na Universidade Estadual da Paraíba, a partir deste semestre letivo (2013.1), conheceram as instalações e os coordenadores dos cursos onde estudarão. Ao todo, 23 alunos cursarão graduação (Direito, Letras, Computação, Contabilidade e Odontologia – Campus I e Relações Internacionais –Campus V) e 10 estão matriculados nos cursos de mestrado (Ensino de Ciências e Matemática, Formação de Professores, Desenvolvimento Regional, Ciências Farmacêuticas, Saúde Pública – Campus I).
A vinda dos estudantes timorenses à UEPB é fruto de um Protocolo de Cooperação estabelecido, em abril de 2012, entre o Ministério da Educação da República Democrática do Timor Leste e a UEPB, com o intuito de auxiliar o referido país em seu processo de reconstrução no pós-guerra. Tal processo foi intermediado pelo Coordenador de Assuntos Institucionais e Internacionais da UEPB, professor Carlos Enrique Ruiz e o Assessor Internacional da Secretaria Geral da Presidência da República, diplomata Marcelo Costa.
Após as atividades de recepção, os estudantes timorenses passaram por um curso pré-acadêmico de seis meses para que os mesmos pudessem ter reforço escolar em língua portuguesa, matemática, história e cultura paraibana, nordestina e brasileira.
De acordo com a Coordenadoria de Assuntos Institucionais e Internacionais (CAII) um dos princípios do setor é promover uma internacionalização consonante com as diretrizes da Política Externa Brasileira, sendo assim, por meio deste convênio procurou-se fortalecer, de maneira específica, a Cooperação Sul-Sul e a cooperação com países de língua portuguesa (âmbito da CPLP), possibilitando novas oportunidades aos jovens de um país que o Brasil coopera há décadas, seja na reconstrução institucional, passando pela educação e formação profissional.
Para o timorense Américo Fernandes, que passou por um processo rigoroso no Timor-Leste antes de conseguir uma vaga para cursar Relações Internacionais no Campus da UEPB em João Pessoa, essa é uma grande oportunidade para que ele e os demais colegas envolvidos neste convênio possam adquirir conhecimentos que servirão para auxiliar o seu país a se reerguer.
Dentre os vários benefícios deste acordo, a CAII ressalta a importância de ter alunos estrangeiros nos cursos, o que colabora com a internacionalização institucional e, no caso da pós-graduação, tem um impacto relevante nas avaliações dos programas pela CAPES.
Nos últimos anos, a presença de estudantes outras nações na Universidade Estadual da Paraíba nos últimos anos, tem se tornado uma rotina, graças a celebração de convênios que permitem o envio de alunos da instituição para outras universidades fora do país e a chegada de estrangeiros para os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela UEPB.
A presença de estudantes outras nações na Universidade Estadual da Paraíba nos últimos anos, tem se tornado uma rotina, graças a celebração de convênios que permitem o envio de alunos da instituição para outras universidades fora do país e a chegada de estrangeiros para os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela UEPB.
(UEPB – 18/01/2013)
