No caminho das grandes universidades de países desenvolvidos que priorizam a mobilidade internacional, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vem ampliando o caráter internacional de seu alunado.

Em 2006, foram apenas 27 alunos de países como Peru, Cabo Verde, Espanha e Timor Leste que vieram dar continuidade aos cursos quais iniciaram em seus terras de origem. Atualmente, a UEPB alcançou a marca de 46 estudantes, praticamente duplicando o total de alunos que optaram pelo sistema de ensino da Universidade.

De acordo com o professor Carlos Enrique Ruiz Ferreira, coordenador de Assuntos Institucionais e Internacionais (CAII), este é o caminho que as principais instituições de ensino do mundo estão seguindo e, para a UEPB continuar crescendo nesse quesito, os investimentos devem continuar. “A mobilidade internacional ainda é embrionária na Paraíba, mas a UEPB já tem conquistado seu espaço”, afirmou o professor que fez questão de destacar o crescimento dessa modalidade no último ano.

“Temos crescido igualmente em se tratando de enviar nossos alunos para o exterior, assim como receber estudantes de outros países” acrescentou o coordenador da CAII.

O professor ainda fez questão de ressaltar a ampliação do número de convênios entre a UEPB e universidades da América Latina, do Norte e Europa, além do programa de bolsas Íbero Americanas, que possibilita acrescentar mais alunos estrangeiros compondo o corpo discente da Universidade. “Até 2005, nós tínhamos cinco convênios firmados. Hoje já são mais oito, totalizando 13 parcerias que engrandecem o ensino na academia”, apontou Carlos, acrescentando que ainda há 10 propostas de convênios em fase de aprovação.

O programa Ciências sem Fronteiras eliminou as barreiras da distância. Recentemente, 32 alunos do Timor Leste chegaram ao Brasil com intuito de estudar na UEPB. Destes, 10 vieram cursar mestrado.  De acordo com a professora Giuliana Dias, coordenadora adjunta da CAII, a vinda desses estudantes foi resultado de um termo de cooperação pedido pela Embaixada do Timor Leste no Brasil.

(UEPB – 19/12/2012)