Apesar do blecaute generalizado de mão de obra no país, PF expulsa 48 paraguaios.
Um ônibus com 48 paraguaios foi impedido de seguir viagem para São Paulo depois que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) descobriu que o grupo havia entrado no país irregularmente. A abordagem foi feita no fim da tarde de domingo passado (12/01), no posto de fiscalização na BR-277 em Céu Azul, no Paraná, a cerca de 90 km da fronteira.
De acordo com os agentes, havia suspeitas de que o grupo de estrangeiros tinha intenção de buscar trabalho na capital paulista. Nenhum dos paraguaios tinha o visto emitido pelo Departamento de Migração da Polícia Federal (PF) para entrar ou permanecer no Brasil. A rota é bastante utilizada por bolivianos contratados para trabalhar em fábricas clandestinas de confecção na região de São Paulo.
Depois de serem levados à delegacia da PF em Foz do Iguaçu, os estrangeiros foram autuados, multados e tiveram que voltar ao Paraguai pela Ponte Internacional da Amizade, na fronteira entre os dois países, por onde tinham entrado. Eles deixaram o Brasil por volta da meia-noite.
O motorista e o ônibus de turismo foram liberados no mesmo dia. Segundo a Polícia Federal, a empresa de São Paulo não deverá responder por favorecimento de imigração ilegal porque não havia indícios de aliciamento. A princípio, a companhia foi contratada apenas para o transporte do grupo.
Joana Lopes
(Estadão – 13/01/2014)