A VOZ DO RACISMO E DO PRECONCEITO

‘Vieram trazer mais pobreza’, diz vereador sobre imigrantes no RS.

A declaração de um vereador causou polêmica em Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul. Em sessão na terça-feira (18/03/2014) para discutir os casos de racismo ocorridos na cidade, Flávio Dias, do PTB, disse ser contra a ida de senegaleses e haitianos para o município (veja no vídeo ao lado).

“Eu não gostei nada desse pessoal vir para cá. Não vieram trazer benefício para o Brasil coisa nenhuma. Vieram trazer mais pobreza. Então eu não sou favorável a esses caras aqui, de jeito nenhum. O pessoal daqui precisa de muito apoio também e não tem”, afirmou Dias ao subir na tribuna.

Já na quarta-feira (19), o vereador usou o microfone na Câmara para dar explicações sobre o dia anterior e afirmou que não tem preconceito nem raiva dos imigrantes. Segundo ele, a declaração tinha como objetivo ressaltar o fato de a cidade não ter a estrutura necessária para receber um número elevado de imigrantes, o que poderia agravar problemas sociais.

“O pessoal chegando aqui já não tem moradia. Não tem médico suficiente para atender todo mundo, não tem transporte também, não tem colégio pra todo mundo. Está tudo sempre inchado. E Caxias cresce demais. Não tenho preconceito, não tenho raiva, ódio de ninguém”, afirmou.

A vinda de imigrantes haitianos e senegaleses para Caxias do Sul cresceu especialmente no ano passado. Atualmente, o Centro de Atendimento ao Migrante tem cerca de 900 pessoas cadastradas das duas nacionalidades, mas o número pode ser maior, já que muitos estão no país de forma irregular, de acordo com a instituição.

“A gente tem que começar a construir uma sociedade que consiga de alguma forma trabalhar com as diferenças de forma positiva, no sentido do crescimento e desenvolvimento humano”, destacou a coordenadora do Centro, Maria do Carmo Gonçalves. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 42% da população que reside em Caxias do Sul não nasceu na cidade. O G1 entrou em contato com a Câmara Municipal e aguarda posição sobre as declarações.

(CBN – 20/03/2014)



Categorias:imigrantes

%d blogueiros gostam disto: