ESTUDANTES AFRICANOS COMEMORAM E DEBATEM

O IIIº Encontro Sociocultural e Político para a comemoração do Dia de África será realizado nos dias 21, 22 e 23 de maio na UFRJ.

O Brasil tem a maior população negra fora da África e a segunda maior do planeta – perdendo apenas para a Nigéria. Nada mais oportuno, tendo em vista a história da formação do povo brasileiro, que comemorar devidamente o dia da África – de forma a ressaltar e conhecer melhor a africanidade presente em cada um de nós.

Em 25 de maio de 1963, para enfrentar a subordinação que o continente africano sofrera e ainda sofria, chefes de Estado africanos se reuniram na cidade de Adis Abeba, na Etiópia. Na ocasião, fundou-se a Organização da Unidade Africana, conhecida atualmente como União Africana. A ONU, reconhecendo a importância desse encontro, instituiu o dia 25 de maio como o Dia de África em 1972, simbolizando a luta dos povos do continente africano pela sua independência.

Para celebrar a data, a Comissão dos Estudantes Africanos no Estado do Rio de Janeiro vai realizar o IIIº Encontro Sociocultural e Político para a comemoração do Dia de África. Como o nome sugere, a proposta tem como objetivo promover um encontro que possibilite a discussão de questões sobre a África, por meio de sua história em diferentes períodos e seus vínculos cooperativos com os demais continentes. Sua finalidade, além disso, será transmitir e discutir assuntos que se referem ao continente, através de palestras, debates, mostras de filmes e produção de exposições – sempre com foco em questões relacionadas à história e situação atual da África no contexto político mundial contemporâneo.

Além disso, um dos objetivos do projeto é estimular a participação de estudantes africanos e pesquisadores na discussão sobre as questões acerca da África e focalizar as diretrizes que permitirão uma maturidade política aos estudantes africanos nas academias brasileiras, permitindo que se preparem para os desafios que encontrarão ao regressarem à sua terra natal na busca pelo desenvolvimento daquele continente e compartilhando perspectivas que lhes dêem base para elaborar projetos reais e concretos, que poderão ser postos em prática.

O Encontro é uma iniciativa cuja finalidade é a junção de africanos no Brasil, particularmente estudantes e professores vinculados às instituições acadêmicas, que se encontrarão em convivência de intercâmbio sociocultural através de mostras e discussões que provocam choques culturais entre africanos de diferentes lugares do continente e brasileiros.

Mais informações no cartaz e pelo e-mail: diadeafrica25demaio@gmail.com

Veja o cartaz

 

Ana Carolina Calenzo



Categorias:imigrantes

%d blogueiros gostam disto: