QUEBRANDO PRECONCEITOS

Refugiados gravam música e vídeo em que agradecem abrigo no Brasil.

Um grupo de refugiados que mora em São Paulo gravou uma música e um videoclipe em que contam por que saíram de seus países e agradecem o abrigo que receberam no Brasil. A principal vontade dos participantes foi explicar o que é um refugiado e quebrar o preconceito que muitas vezes sofrem.

A produção do vídeo, que durou 10 meses, teve participação de mais de 50 refugiados de 12 países – como Síria, Nigéria e Congo – em todas as suas etapas, como composição da música, roteiro e edição de imagens.

No vídeo, os refugiados simulam sua chegada a São Paulo e falam sobre o que sofriam em sua terra natal, citando casos de perseguição e guerra. “O Brasil nos dá mais segurança. Nós somos muito mais felizes agora”, cantam. Ao final, eles agradecem a hospitalidade no país.

Uma das cenas foi gravada na Praça da Sé, em São Paulo. Imagem feita por um drone mostra os refugiados balançando as bandeiras de seus respectivos países.

O projeto Refugees in Brazil (“Refugiados no Brasil”) foi um dos escolhidos pelo programa Youth Initiative (“Iniciativa Jovem”, em inglês) do Acnur, a Agência para Refugiados da ONU para sair do papel.

As reuniões foram feitas com o apoio da Caritas Arquidiocesana de São Paulo, que tem programas de acolhimento e integração de refugiados.

(G1 – 09/06/2014)



Categorias:refugiados

%d blogueiros gostam disto: