O Colóquio de Migrações é um evento científico organizado pelo Grupo de Pesquisa Diaspotics, vinculado à Escola de Comunicação (ECO), ao seu Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCOM) e ao Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia (EICOS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A edição deste ano terá como tema “Migrações Transnacionais e Comunicação Intercultural: do Acolhimento à Inclusão” e acontecerá em formato presencial nos dias 11, 12 e 13 de março de 2024, no Campus da Praia Vermelha da UFRJ.
A 11ª edição do Colóquio conta com uma destacada participação do MITRA – Master Erasmus Mundus em Migrações Transnacionais. E, além dessa participação do consórcio que reúne universidades de 10 países, o Colóquio terá também a presença de conferencistas das Américas, África e Europa. Serão mais de 30 palestrantes, entre professores, pesquisadores e líderes de comunidades diaspóricas, debatendo a questão da inclusão dos migrantes e da humanização das políticas públicas voltadas para esse segmento da população mundial.
Histórico e objetivos
O evento, que é realizado desde 2008 sob a presidência do Prof. Dr. Mohammed ElHajji, professor titular da UFRJ e coordenador do Diaspotics, conta com a participação da comunidade acadêmica do estado do Rio de Janeiro, de outras regiões do Brasil e de diversos países. “Apesar do evento mudar de formato a cada edição, o seu espírito e a sua proposta original continuam sendo os mesmos: promover a autonomia dos migrantes, escutá-los e lhes dar voz. O migrante não é objeto. É sujeito e coautor das pesquisas realizadas sobre a sua vida e a sua vivência. A pesquisa eticamente correta é aquela que objetiva garantir um retorno social, simbólico e político aos migrantes.”, afirma ElHajji.
O Colóquio tem como meta mobilizar uma rede transnacional de pesquisadores e sujeitos migrantes, assim como atores governamentais e não governamentais, para debater criticamente a produção científica sobre migrações e refúgio no Rio de Janeiro, no Brasil, mas, também, em nível global. O principal objetivo do encontro é a consolidação dos Estudos Migratórios no Brasil, a promoção do intercâmbio de conhecimento teórico neste campo específico e a troca de experiências empíricas por parte dos pesquisadores e especialistas da temática migratória transnacional.
É consenso que os processos migratórios contemporâneos são um fenômeno irreversível. Nesse contexto, o evento pretende promover o debate sobre a comunicação intercultural e a dinâmica de atritos e negociações no mundo em que diferentes culturas interagem face a face e virtualmente. Afinal, o esforço do imigrante para manter a sua alma diaspórica viva passa por encontrar novas formas de estar-junto e estar-no-mundo.
Contexto migratório atual
O Relatório Mundial sobre Migrações 2022 publicado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), revelou um aumento dramático do deslocamento forçado devido a desastres, conflitos e violência. Cada vez mais pessoas migram em busca de melhores condições de vida, especialmente de emprego. O documento da OIM se baseia nos últimos dados de todo o mundo para explicar as principais tendências migratórias, bem como as questões que estão surgindo no horizonte da política migratória. De acordo com o relatório, o número de migrantes internacionais cresceu de 84 milhões em 1970 para 281 milhões em 2020.
A última edição do Relatório Anual Tendências Globais publicado em junho de 2023 pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), indica que o número de pessoas deslocadas forçadamente, fugindo de guerras, violência, perseguições e violações de direitos humanos, subiu para 108,4 milhões. Isso significa um aumento de 21% no número de pessoas nessa situação entre o fim de 2021 e o fim de 2022. Nesse período, foram reportados 35,3 milhões de pessoas refugiadas, 5,4 milhões de solicitantes dessa condição, 5,2 milhões de pessoas com outras necessidades de proteção internacional, e 62,5 milhões de pessoas deslocadas internamente. Esse aumento significativo se deu, sobretudo, pela continuidade das situações venezuelana, ucraniana, síria e palestina. Além disso, é preciso também aprofundar a reflexão sobre a correlação entre mudanças climáticas, desastres socioambientais e deslocamento humano.
Nesse contexto, torna-se relevante a análise e compreensão do fenômeno migratório e diaspórico pelo setor acadêmico como forma de colaborar para a reflexão sobre os desdobramentos e as transformações resultantes desses deslocamentos. Em tempos de globalização, as migrações não podem ser dissociadas das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), que abarcam os fluxos humanos e midiáticos.
Programação completa
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Coordenação: Mohammed ElHajji e Mélanie Montinard
Dia 11/03 – segunda-feira
Abertura do evento (09-09:45hs. Auditório CPM UFRJ PV)
Prof. Mohammed ElHajji, prof. Vantuil Pereira (Decano da UFRJ), prof. Cristiano Henrique (Diretor da ECO), profa. Lucimara Rett (Coordenadora do EICOS), profa. Fernanda Bruno (Coordenadora do PPGCOM) e prof. Nicolas Martin-Breteau (Coordenador Geral do MITRA / Johns Hopkins University)
Coffee Break – Stand de parceiros (09:45-10:15hs. Auditório CPM UFRJ Campus Praia Vermelha (PV)
Palestra de abertura (10:15-12hs. Auditório CPM UFRJ Campus Praia Vermelha (PV)
Moderação: Mélanie Montinard (ECO/UFRJ)
Prof. Andrea Rea (Université Libre de Bruxelles (ULB), Belgica): “Migrations transnationales au XXIe siècle : sélectionner les migrants selon leur origine“.
Almoço (12-14hs)
Mesa 1 – Políticas migratórias: entre urgência e eficiência (14-16hs. Auditório CPM UFRJ PV)
Moderação: Gabriela Azevedo de Aguiar (Fiocruz e EICOS/UFRJ)
“Governança das migrações e alternativas a partir do Sul global“. Profa. Maria del Carmen Villarreal Villamar (UFRRJ e UNIRIO).
“La urgencia de una política progresista sobre migraciones“. Prof. Carlos Sandoval García (Universidad de Costa Rica)
“Políticas migratórias no Brasil. Desafios, nuances e perspectivas“. Prof. Leonardo Cavalcanti (OBMigra)
“Políticas públicas efetivas para migrantes, refugiados e apátridas no Brasil: um verdadeiro desafio“. Robert Montinard (Mawon)
Curta-metragem (16-16:30hs Auditório CPM UFRJ PV)
Mesa 2 – Fluxos migratórios: entre mobilidade e mobilização (1630-18hs. Auditório CPM UFRJ PV)
Moderação: Sidney Dupeyrat de Santana (ECO/UFRJ)
“Las migraciones transnacionales en el siglo xxi: población, globalización y culturas“. Prof. Lorenzo Agar (Univ. Diego Portales, Chile)
“La ‘ruta pobre’: ecuatorianos en tránsito hacia Estados Unidos“. Prof. Jacques Ramirez (Programa de Antropología de lo Contemporáneo Universidad de Cuenca-Ecuador)
Dossavi B. Prévert (Grupo de solidariedade e Amizade de Migrantes e refugiados em Maricá – GSAM)
“Mulheres e migrações sul-sul: trajetórias de participação social e governança no Rio de Janeiro rumo a 2ª Conferência Nacional de Migrações COMIGRAR“. Catalina Revollo Pardo (Delegada do Estado do Rio de Janeiro para a 2ªCOMIGRAR, Bolsista Fiotec Fiocruz)
Dia 12/03 – terça-feira
Mesa 3 – Mídias e migrações: da presença à representação (08:30-10hs Auditório CPM UFRJ PV)
Moderação: Brunno Ewerton (EICOS/UFRJ)
“Politique migratoire et communication publique au Maroc. L’image d’un pays de transit à un pays d’accueil“. Prof. Abdellatif Bensfia (Institut Supérieur de l’Information et de la Communication (ISIC), Marrocos)
“Mobilidade, migração digital e a relação com o bios midiático na divisa entre Brasil e Venezuela: a Operação Acolhida como objeto“. Profa. Sofia Zanforlin (Universidade Federal de Pernambuco – Centro de Artes e Comunicação – Departamento de Comunicação (UFPE), Recife, Brasil)
“Les corrélations entre le processus de construction de la diaspora et le succès de la diaspora, avec un accent particulier sur l’utilisation des réseaux sociaux“. Prof. Reka Szaniszlo (Universidade de Szeged, Hungria)
“Discriminação racial e população imigrante, caminhos e lutas“. Sandra Morales Mercado (Warmis Convergência das Culturas, Associação de migrantes de São Paulo, Brasil)
Curta-metragem (10-10:30hs Auditório CPM UFRJ PV)
Mesa 4 – Subjetividades em trânsito: pertencimentos e identificações (10:30-12:30hs Auditório CPM UFRJ PV)
Meadiação: Álvaro Pino Coviello (EICOS/UFRJ)
“Habitar em movimento”: esperas e diversidades nas fronteiras do México“. Prof. Bruno Miranda (Instituto de Investigaciones Sociales da Universidad Nacional Autónoma de México (IISUNAM)
“Mauvaises Herbes“. Dima Abdallah (Écrivaine franco-libanaise)
“Sobre a Angola e a vinda dele para o Brasil“. Moises Antonio (Migrante poeta/artista-poeta de Curitiba, Brasil)
“Migração feminina e o desafio de “ser terra fértil sem fronteiras”. Laura Elvira Lopez Queslloya (Cio da Terra, Associação migrantes de Belo Horizonte, Brasil)
Almoço (12:30-14hs)
Mesa 5 – Redes e diásporas: quando migrar é preciso (14-16hs Auditório CPM UFRJ PV)
Moderação: João Vieira (ECO/UFRJ)
“Mulheres Warao em Manaus: das políticas de recepção aos desafios da inserção“. Prof. Sidney Antonio da Silva (UFAM)
“De la translocalité de proximité à la mobilité transnationale chez les mourides du Sénégal“. Prof. Papa Sakho (Université Cheikh Anta Diop de Dakar, Senegal)
“La loi immigration 2024 en France: contexte et orientations“. Prof. Cédric Audebert (Directeur de recherche au CNRS (CNRS – Université des Antilles), França)
Yelitza Lafont (Rede dos Venezuelanos no Rio de Janeiro, Brasil)
Curta-metragem (16-16:30hs Auditório CPM UFRJ PV)
Mesa 6 – Geopolítica migratória: Os mapas do Poder (16:30-18hs Auditório CPM UFRJ PV)
Moderação: Nicolas Martin-Breteau (Coordenador geral do MITRA / Johns Hopkins University)
“Migrant issues: interrelations between public sector and EU Law“. Profa. Evangelia Vlachou (Lecturer at University of the Aegean and Hellenic Open University, Grécia)
“Le pacte européen sur l’immigration et l’asile. Un dernier décryptage avant sa mise en vigueur“. Prof. Grigoriou Panayiotis (Université de l’Égée, Grecia)
“La situation migratoire en Pologne: enjeux et perspectives“. Profa. Marcelina Zuber (University of Wroclaw, Polônia)
Dia 13/03 – quarta-feira
Mesa 7 – Migrações e gênero: Elas por elas (08:30-10hs Auditório CPM UFRJ PV)
Moderação: Corina Demarchi Villalón (ECO/UFRJ)
“Mujeres migrantes y estrategias de organización comunitaria en contextos de desigualdades socio-espaciales“. Profa. Maria José Magliano (CONICET (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas) y Facultad de Filosofía y Humanidades de la Universidad Nacional de Córdoba (Argentina)
“Social incorporation/exclusion of the invisible Others: the epiphenomenal in the Filipino migration to France“. Profa. Asunción Fresnoza (Université Libre de Bruxelles (ULB), Belgica)
“A violência doméstica contra brasileiras no exterior a partir de uma perspectiva transnacional, intercultural e interseccional“. Profa. Camila Escudero (Universidade Metodista de São Paulo)
“O que querem as pessoas migrantes? Uma perspectiva através da arte“. Claudia Natalia Giraldo Gonzalez (Magdas Migram, Coletivo de migrantes, Rio de Janeiro, Brasil)
Curta-metragem (10-10:30hs Auditório CPM UFRJ PV)
Mesa 8 – As migrações e seu discurso: Quem fala? (10:30-12:30hs Auditório CPM UFRJ PV)
Moderação: Patrícia Dias (EICOS/UFRJ)
“Le réfugié dans le discours politique. Etudes de cas sur les pays d’Europe centrale et orientale“. Prof. Sergiu Miscoiu (Babeș-Bolyai University, Roumania)
“Sobre seres zoomorfos e correntes incontroláveis: notas sobre o uso de metáforas nas narrativas acerca de deslocamentos humanos“. Prof. Gustavo Dias (Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, Brasil)
“Gérer des « migrants-citoyens » : dispositifs et programmes culturels en direction des « Français d’outre-mer » depuis les années 1950“. Profa. Audrey Celestine (Université de Lille 3, França)
“A regularização migratória como factor de integração e inclusão da população migrante“. Prosper Dinganga Sikakabaka (Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Brasil)
Almoço (12:30-14hs)
Palestra de Encerramento (14-16hs Auditório CPM UFRJ Campus Praia Vermelha – PV)
Moderação: Prof. Mohammed Elhajji
“L’importance de la recherche dans la communication interculturelle. Contexte historique et actualité“. Profa. Catherine Wihtol de Wenden (Directrice de recherche CNRS, Sciences Po, Centre de Recherches Internationales, Paris, França)
Curta-metragem (16-16:30hs Auditório CPM UFRJ PV)
Serviço
Evento: XI Colóquio de Migrações
Datas: 11, 12 e 13 de março de 2024
Local: UFRJ – Campus Praia Vermelha – Av. Pasteur, 250 – Urca, Rio de Janeiro, RJ.
Site: https://forumdeimigracao.org/forum-de-migracoes
Mídia Oficial: https://oestrangeiro.org
Instagram: https://www.instagram.com/migrantesnobrasil

