Entre maio e julho há uma série de datas nacionais argentinas que foram comemoradas no Consulado Argentino no Rio de Janeiro, mas a representação argentina no Rio tem muitas atividades que vale a pena conhecer.

Artistas argentinos na comemoração do 25 de maio de 1810. Foto: A.M.P.C.

O dia 25 de maio é o primeiro grito pela liberdade do povo argentino, é um dos momentos culminantes da Revolução de Maio porque o rei Fernando VII e a Espanha estavam sob o domínio napoleônico. Por outro lado, o 10 de junho é o dia da afirmação dos direitos argentinos sobre as Ilhas Malvinas, Georgias do Sul e Sandwich do Sul, e as áreas marítimas circundantes. O 20 de junho é o dia da bandeira pela passagem à imortalidade do General Manuel Belgrano. O 9 de julho é a jura da independência das Províncias Unidas da América do Sul (depois do Rio da Prata) no Congresso de Tucumán em 1816.

Por isso, o consulado reuniu os argentinos residentes no Rio para comemorar o 25 de maio e dançar, cantar e comer: empanadas, pastelitos, “sanguchitos de miga” (que fazem falta no Brasil) pastafrola que são muito comuns na gastronomia das festas na Argentina.

Foto: A.M.P.C.

Esta atividade decorreu na sala de exposições do consulado, que segundo o comunicador social Daniel Israel, membro da equipa de cultura, “é um espaço de 450 m2, equipado com sistemas de iluminação, som e vídeo, ideal para receber diversos tipos de atividades e eventos”. Está aberto para exposições de arte, espetáculos de teatro, musicais ou qualquer atividade que reúna nossas culturas.”

Assistentes à comemoração do 25 de maio na sala de exposições do consulado.
Foto: A.M.P.C.

Daniel atuou como anfitrião e perguntou ao cronista que escreve o que ele fazia de sua vida. O cronista respondeu que era pesquisador da área dos estudos de migração e comunicação intercultural da UFRJ. Daniel perguntou: você é do Diaspotics? Você está prestes a escrever um texto para oestrangeiro.org? Sigo todas as coisas que o professor Mohammed ElHajji faz, admiro muito a ele”. Daniel Israel fala com entusiasmo com sotaque porteño (da cidade de Buenos Aires) mas para surpresa do cronista, ele é carioca com avós argentinos. (Outra história de migração e identidades). Daniel destaca o patriotismo argentino a partir de seu olhar brasileiro, mas na perspectiva argentina, o cronista lhe diz que tem outras nações irmãs com grande espírito patriótico como os chilenos ou peruanos.

Consulesa Geral de Argentina no Rio Ana Emilia Sarrabayrouse. Foto: A.M.P.C.

A sala polivalente vibrava com danças e músicas folclóricas, a dança com chamamés, valsesitos e chacareras foi liderada pela Consulesa Geral Ana Emilia Sarrabayrouse que se orgulha de ser originária do litoral argentino – como se chamam às províncias irrigadas pelo rio Paraná e pelo rio Uruguai – é por isso que o chamamé era coisa dela.

Juramento de Fidelidade à Bandeira Argentina e a tudo o que ela representa. Foto: A.M.P.C.

Por outro lado, o dia da bandeira foi comemorado. O evento aconteceu no dia 21 de junho, às 16h00, onde a Consulesa Geral Sarrabayrouse fez o Juramento de Fidelidade à Bandeira Nacional. O anfitrião foi o Cônsul Geral Adjunto Maximiliano Alaniz que comenta que “a convocatória é destinada a meninas e meninos com pelo menos 9 anos de idade, nacionais argentinos ou filhas/os de argentinas/os, que cursam a quarta série do Serviço de Educação a Distância (SEAD) ou em estabelecimentos de ensino brasileiros e residentes no estado do Rio ou no estado do Espírito Santo. Alunos de anos superiores, jovens e adultos que ainda não prestaram juramento também podem prestar juramento. ” Sobre o local onde se realizou a tomada de posse, Maximiliano comenta que “o auditório tem capacidade para 100 pessoas sentadas, cabine de tradução simultânea e sistema de áudio e vídeo, que os interessados ​​em utilizá-lo deverão apenas entrar em contato para saber as condições.”

Cônsul Geral Adjunto Maximiliano Alaniz no ato do dia da bandeira argentina. Foto: A.M.P.C.

Outras atividades

Ainda em maio, teve início o #ArgenRio: “Microapresentações da comunidade argentina”. Convida-se a fazer vídeos de no máximo 50 segundos. A ideia é que a pessoa se filme contando quem é, há quanto tempo mora no Rio e o que faz. Serve também para promover o próprio trabalho ou qualquer outra iniciativa. Os vídeos podem ser vistos aqui. Para participar  se pode escrever por WhatsApp para
wa.me/5521984760423.

No Rio de Janeiro foi formada uma rodada de mulheres argentinas que se reúnem para se conhecerem, compartilharem experiências e pensarem em perspectiva de gênero. Se alguém quiser aderir, está sempre aberto e pode fazê-lo através deste formulário de inscrição. Este grupo é uma das iniciativas que a Consulesa Geral apoia como marca da sua gestão.

A oficina de folclore argentino para conhecer um pouco mais sobre as danças nativas começou no último dia 5 de julho. Os interessados ​​em participar podem enviar um e-mail para: cultural_crioj@cancilleria.gob.ar

Cineclube: Da rodada de mulheres surgiu a ideia de fazer um filme-debate para discutir questões relacionadas a gênero, migração, maternidade, violência de gênero e outros temas que passam pela experiência de ser mulher migrante argentina. Os encontros do cineclube acontecem uma vez por mês, sempre às 18h30, sem data fixa, mas é divulgado no Instagram do Consulado

As autoridades atuais são:

Consulesa Geral: Ministra Ana Emilia Sarrabayrouse. (Observe-se que o cargo na Argentina é “Consulesa”).

Promoção Comercial e Investimentos: Secretário Jorge Nicolás Alejandro Gujski.

Assuntos Consulares: Secretária Paola Luciana Faletto e Secretária Tamara Oberti.

Assuntos Culturais e Acadêmicos: Conselheiro Jorge Maximiliano Alaniz Rodriguez.

Adida Administrativa: Graduada Silvia Mercedes Buján.

Imprensa e comunicação: Secretária Tamara Oberti.

Vale a pena visitar o consulado para provar a hospitalidade argentina tão aberta quanto o espírito carioca. Onde fica? Edifício Argentina na Avenida Praia de Botafogo 228, bairro Botafogo, no Rio de Janeiro. Algo muito importante: todo o ambiente respira o ar argentino nos prédios, nomes e comércios do entorno.