Imigração e Justiça Climática: tudo o que você precisa saber sobre o projeto ConscientizAÇÃO

A imigração e as mudanças climáticas são dois dos maiores desafios para a humanidade no século XXI. Enquanto estados nacionais na Europa e América do Norte acirram suas políticas migratórias, os mesmos terceirizam suas indústrias e mãos de obra para África, Ásia e América Latina, poluindo rios e desmatando vegetações nativas.

Nos últimos anos, os deslocamentos por conta de crises climáticas têm tornado a interseção entre esses dois fenômenos cada vez mais difícil de ignorar. 

Nesse contexto, o projeto ConscientizAÇÃO surge para promover “a educação climática, inclusão social, intercâmbio cultural e advocacy da justiça climática”, segundo a equipe.

Os dois proponentes do evento, a Mawon — associação brasileira de apoio à integração socioeconômica e cultural de imigrantes no Brasil — e O Mural do Clima — um workshop colaborativo que tem por objetivo aumentar a conscientização e compreender melhor as causas e consequências das mudanças climáticas — propõem eventos, workshops e mobilizações, capacitando profissionalmente os grupos mais afetados pelas mudanças climáticas; celebrando a diversidade e riqueza cultural dos participantes e divulgando projetos e propondo medidas públicas.

Na edição de 2024 do projeto, foram realizados 30 workshops do Mural do Clima em comunidades, escolas públicas, cooperativas de catadores e associações de refugiados; 25 refugiados e catadores foram treinados como facilitadores; um evento cultural na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, reuniu 800 pessoas e 14 propostas foram oficialmente apresentadas a autoridades da ONU e do ACNUR, além de um relatório detalhado para os  presidentes do G20, incluindo o Presidente Lula.

Neste ano, um foco adicional será dado às enchentes em Porto Alegre, que deslocaram centenas de milhares de pessoas em 2024 e cujos impactos são sentidos até hoje na cidade, e à delicada situação climática de Belém, cidade amazônica que assiste a um aumento gradual de temperaturas.

Neste sábado, dia 27 de setembro, ocorrerá um evento na UFRGS sobre questões éticas da crise climática, que contará com um debates, almoços culturais, briefings artísticos e coleta de propostas.

Para mais informações, acesse o instagram do projeto: @conscientizacao_oficial