A COMUNIDADE RUSSA SE MOBILIZA PARA A CRIAÇÃO DE SUA CASA

Russos do Brasil pedem à Dilma Rousseff para tratar da criação da Casa da Rússia. Conselho de Compatriotas entregou carta à presidente brasileira.

O Conselho Coordenador dos Compatriotas Russos do Brasil decidiu, em reunião realizada no Consulado Geral da Rússia em São Paulo, encaminhar um ofício à Presidente brasileira, Dilma Rousseff, solicitando que, por ocasião da sua visita a Moscou, entre os dias 12 e 14 de dezembro, aborde com o Presidente russo, Vladimir Putin, e com o Primeiro-Ministro, Dmitri Medvedev, a agilização para o processo de construção da Casa da Rússia no Brasil, na capital paulista.

No ofício, o Conselho observa que o Brasil é um dos poucos países que ainda não possuem um Centro Cultural Casa da Rússia. O texto foi redigido em português, para a presidente brasileira, e em russo, destinado às autoridades da Rússia, trazendo algumas considerações. “Durante as duas principais ondas imigratórias de russos para o Brasil, nas décadas de 20 e 40, as comunidades de imigrantes e descendentes de imigrantes russos remanescentes vêm-se esforçando em manter vivas a língua, a cultura e as tradições legadas pelos seus familiares, por conta própria, por suas associações culturais, as quais por não possuírem sede e infraestrutura comuns enfre ntam grandes dificuldades para a sua manutenção. Considerando, Senhora Presidente Dilma Rousseff, a vossa descendência do leste da Europa, especificamente da Bulgária, acreditamos na vossa sensibilização para esta causa cultural nobre como também nos permita uma sugestão de interesse cultural bilateral recíproco entre o Brasil e a Rússia de abrir também um centro cultural Brasileiro na Rússia, Casa do Brasil.”

(Diário da Rússia – 08/12/2012)



Categorias:diásporas

%d blogueiros gostam disto: