COMO OBTER CPF PARA ESTRANGEIROS?

Atualizado em 07 de janeiro de 2021

Por causa da pandemia, documento pode ser obtido também no site da Receita Federal

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um dos principais documentos para quem reside ou está em trânsito pelo Brasil. Ele permite que seja possível ter acesso a diversos serviços como o Sistema Único de Saúde (SUS), matrículas em instituições públicas de educação, abertura de contas em bancos entre outros.

Onde fazer o CPF?

Existem duas formas de poder tirar o CPF:

– Online, através do site da Receita Federal. Basta clicar aqui que você será redirecionado para a página de cadastro.

– Presencialmente em agências conveniadas da Receita Federal: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios. Na forma presencial o cadastro do documento custa R$ 7,00 (sete reais). Não é necessário fazer agendamento.

Desde 2011, a Receita Federal não emite o cartão de plástico com a numeração. Quem solicitar o documento terá o número no comprovante de inscrição, entregue no dia do atendimento, ou poderá imprimi-lo pela internet.

Documentos necessários:

Os maiores de 18 anos devem apresentar o original ou a cópia autenticada do documento de identificação válido no país de origem. Também são válidos os protocolos provisórios ou documentos da Carteira de Identidade de Estrangeiro (CIE) ou o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE).

Os menores de 18 deverão apresentar o original ou a cópia autenticada do documento de identificação e o documento de identificação de um dos pais ou responsável.

Caso o pedido seja feito por terceiros, será necessário apresentar documentos que comprovem a representação (original ou cópia autenticada), como procuração, tutela, termo de curatela, termo de compromisso de inventariante, etc.

Para mais informações acesse o site da Receita Federal.



Categorias:legislação

%d blogueiros gostam disto: