UM NOVO MUNDO, UMA NOVA VIDA

Sírios relatam sua experiência de refugiados no Brasil.

Armin Nachawaty é um refugiado sírio que, assim como muitos outros, veio para o Brasil para fugir das condições impostas em seu país de origem.

Atualmente, ele mora com sua família no Rio de Janeiro. Em entrevista para à BBC, contou que foram refugiados no Líbano por algum tempo, mas logo vieram para o Brasil com a permissão da embaixada brasileira.

Para eles, encontrar um local em que possam morar de forma digna é muito difícil, uma vez que não são permitidos em muitos países e precisam de visto para a maioria deles, como o Canadá, os Estados Unidos e os da Europa.

Na entrevista, relataram que têm uma nova vida no Brasil, bem diferente daquela de antes. Armin lembrou que, quando chegaram ao Brasil, a comunicação era bem complexa por causa do idioma, pois ninguém falava o inglês, e que não conseguiu um emprego na sua área de hotelaria.

Posteriormente, ele conheceu o padre de uma igreja que os ajudou bastante, pois pôde começar a vender itens e comidas árabes nessa mesma igreja e está, temporariamente, trabalhando na organização e venda de livros de doação. Segundo ele, esse trabalho o ajuda muito, mas ainda está em busca de um emprego em sua área profissional.

Outro ponto ressaltado por Armin, em seu relato, foi o de que ele e sua família são muçulmanos e atraem olhares por isso, mas não acredita que sejam olhares preconceituosos ou maldosos.

Acha, inclusive, que uma das melhores coisas no Brasil é o fato de que não há problema com a prática de qualquer religião, pois as pessoas que vivem aqui não se importam com isso.

Armin afirmou também que ele estará no Brasil por muito tempo, pois vai começar uma vida nova com sua família no país, e que voltar a morar na Síria não é uma possibilidade.

(BBC – 05/12/2014)

 

 



Categorias:refugiados

%d blogueiros gostam disto: