A VIAGEM SEGUE

Empresa de ônibus dá desconto de até 20% para imigrantes saírem do AC.

Devido à grande demanda de imigrantes que procuram a rodoviária de Rio Branco, uma empresa de ônibus dá até 20% de desconto no valor das passagens. De acordo com o sub-encarregado da agência de transporte, Elço Pinheiro da Silva, a empresa resolveu oferecer os descontos para facilitar a saída dos estrangeiros do Acre para outros estados brasileiros. Ao menos 70 imigrantes deixam o estado todos os dias por meio da empresa. O abrigo para imigrantes na capital enfrenta superlotação, nesta quinta-feira (2), 957 pessoas estavam no local, que tem capacidade física para 240.

Um dos motivos para a superlotação do abrigo é que a empresa contratada, em abril de 2014, para realizar o transporte dos imigrantes até São Paulo suspendeu o serviço devido uma dívida que supera R$ 3 milhões. Com isso, os estrangeiros estão tendo que deixar a cidade por conta própria.

“Os imigrantes estão viajando com recurso próprio e por conta disso a maioria deles não têm o valor certo para comprar as passagens de ônibus para seguir viagem. Então, a empresa tem dado descontos de até 20%, levando em consideração cada caso. Eles chegam, perguntam o valor da passagem e dizem quanto que têm em dinheiro, então fazemos a negociação”, explica o sub-encarregado da agência.

O haitiano Marcelo Noel, de 31 anos, disse que está viajando por conta própria, pois o ônibus responsável pelo transporte deles até o sul do país não está realizando as viagens. Segundo ele, resolveu pagar a passagem porque tem pressa em chegar em São Paulo e começar a trabalhar para trazer a esposa e o casal de filhos, um de 7 e outro de 5 anos.

“Estou com pouco dinheiro, vim para o Brasil em busca de emprego na área da construção civil. Vim para a rodoviária e vou pagar minha passagem para São Paulo. Consegui um bom desconto e isso ajudou bastante. Quero começar a trabalhar logo para poder trazer minha família para o Brasil”, conta Noel.

Quando o valor máximo do desconto ainda não é suficiente para pagar o trecho que o imigrante deseja, Elço explica que a empresa tenta adaptar e oferece um trecho mais barato e que o estrangeiro consiga chegar mais perto possível do seu destino final.

“O objetivo da empresa é que esses imigrantes não fiquem parados, porque a maioria dos que chegam em Rio Branco, querem seguir viagem para outros estados do Brasil. Então, resolvemos facilitar a saída deles daqui para que eles cheguem em outros estados e consigam seus empregos como desejam”, diz Elço.

A empresa teve ainda que disponibilizar ônibus extras para atender à demanda que tem crescido nos últimos dias. “Por dia, a empresa trabalha com três ônibus saindo todas as noites, e em dias alternados, três ônibus durante o dia. Mas, para atender a demanda, tivemos que aumentar para seis ônibus, de acordo com a procura”, afirma o sub-encarregado da agência.

Segundo Elço, a maioria dos passageiros são imigrantes. Os ônibus têm capacidade para 44 passageiros e desses, ao menos 30 são estrangeiros. Nesta quarta-feira (01/04), um ônibus foi fechado somente com haitianos seguindo para São Paulo.

Iryá Rodrigues

(G1 – 03/04/2015)



Categorias:imigrantes

%d blogueiros gostam disto: