APRENDIZADO LOCAL

Estrangeiros precisam de documentos específicos para estudar no Brasil. 

Para o ingresso de jovens estrangeiros em instituições de ensino superior no Brasil, são necessários alguns documentos para comprovar a nacionalidade, entre eles está o passaporte. Caso o aluno já esteja matriculado em uma instituição de ensino superior. deve pedir a transferência para uma instituição Brasileira. Bolsas de estudo para imigrantes ainda não são válidas no Brasil.
Além disso é necessário fazer um teste de proficiência. O Celpe-Bras, Certificado de Proficiência. O Celpe-Bras (Certificado de proficiência em Língua Portuguesa), é aceito em todas as instituições de ensino superior.

Para estudantes que pretendem realizar vestibular, a documentação é a mesma, só não é exigido o teste de proficiência (Celpe- Bras). A Universidade de Caxias do Sul dispõe do CILP (Certificado Internacional de Língua Portuguesa), cuja finalidade é avaliar a proficiência do idioma em diferentes níveis em estudantes não brasileiros, através de quatro provas. O preço varia de acordo com a data da matrícula. De 1 de Outubro até o dia 30 do mesmo mês, o valor será de US$ 95,00. De 31 de outubro a 10 de novembro, o valor passa para US$ 110, 00 (Cento e dez dólares). As provas serão realizadas nos dias 4 e 5 de Dezembro de 2015.

Os exames do CILP são aplicados no Brasil e no exterior, e apresentam duas modalidades: CILP e CILP Escolar. A primeira oferece três níveis: Básico, A2, Pré intermediário- B1 e intermediário B2, sendo para todas faixas de idade, de acordo com o quadro comum Europeu (Guia que é usado para descrever os objetivos a serem alcançados pelos estudantes de línguas estrangeiras na Europa) A segunda modalidade destina-se apenas a adolescentes em idade escolar (11 a 15 anos). A inscrição para as provas não necessita de pré-requisito.

Outro fator importante é ter o visto adequado no seu passaporte, sendo válido durante todo o período de permanência para a realização dos estudos. O documento deverá ser obtido na divisão consular da Embaixada do Brasil no país de origem.

A recomendação é que o estrangeiro solicite o visto antecipadamente, pois a tramitação completa de todos os documentos, até que fique pronta a concessão, demora algum tempo, geralmente de um a dois meses. Sem o documento, que tem validade de um ano, o estudante não poderá realizar a matrícula na instituição. Se necessitar de renovação, o estudante terá que procurar o departamento da Polícia Federal 30 dias antes da data de expiração.

Documentos necessários para o visto

  • Passaporte, com no mínimo seis meses de validade
    foto 4 x4 de frente e fundo branco
  • certificado de residência na jurisdição consular
  • carta de aceitação na instituição
  • formulário de pedido do visto
  • taxa consular (diretamente na embaixada)

No ensino Técnico os documentos exigidos são os mesmos que são pedidos para o Visto do passaporte, exceto a taxa consular, o formulário de pedido do visto e a carta de aceitação na instituição.

Giovana Barcarolo

(Novos Imigrantes em Caxias – 29/06/2015)



Categorias:estudantes

%d blogueiros gostam disto: