DOCUMENTO SEM PREÇO

Refugiados estão isentos de pagar por emissão de identidade.

O registro nacional de estrangeiro (RNE) e a cédula de identidade para refugiados e asilados passam a ser emitidos de forma gratuita a partir desta quarta-feira (02/12). A nova regra foi estabelecida por meio de uma portaria assinada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, publicada no Diário Oficial da União, que isenta essas pessoas do pagamento de R$ 106,45 (RNE) e R$ 57,69 (identidade).

O secretário Nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, explica que a portaria é mais uma medida que se agrega à política brasileira de refúgio, garantindo de forma mais fácil e rápida a documentação para pessoas vítimas de guerras, perseguições e situações de grave violação dos direitos humanos que chegam ao Brasil. Segundo Vasconcelos, o País tem tomado medidas corretas e estruturantes diante da pior crise humanitária desde a II Guerra Mundial.

Em 2015, o Ministério da Justiça anunciou o reforço do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) com a contratação de mais funcionários públicos e modernização dos sistemas de atendimento; realizou campanhas de conscientização; renovou medida que permite emissão de vistos especiais a pessoas afetadas pela guerra na Síria e fechou acordo com a ONU para capacitar agentes dos consulados no Líbano, Turquia e Jordânia no processo de emissão desses vistos especiais.

 

(Portal Brasil – 02/12/2015)



Categorias:refugiados

%d blogueiros gostam disto: