EM NOME DO NOME

Hospital Sírio-Libanês de São Paulo participa de ajuda aos imigrantes Sírios.

O Hospital Sírio-Libanês, em parceria com o Lar Sírio Pró-Infância e outras 15 entidades de origem sírio-libanesa, participa do Movimento de Ajuda aos Irmãos Sírios (MAIS). O objetivo é oferecer auxílio aos refugiados, em São Paulo, onde estão 65% dos sírios que vieram para o Brasil desde 2014, por causa dos conflitos naquela região.

Principal destino dos refugiados sírios na América Latina, o Brasil abriga hoje 2.097 desses imigrantes, segundo o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE). “Esta é uma corrente de solidariedade para acolher nossos irmãos recém-chegados da Síria”, afirma Dona Dulce Antonia Camasmie Abdalla, 1ª Vice-Presidente da Diretoria da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês. “Nossos antepassados vieram ao Brasil para recomeçar suas vidas”, acrescenta Dona Georgia Abdalla Hannud, Secretária Geral. “A história se repete e agora é a nossa vez de oferecer hospitalidade.”

“Essas famílias precisam de apoio para recomeçarem suas vidas com dignidade”, diz Antonio Henrique Zaher, Presidente do Lar Sírio. “Como muitos foram obrigados a deixar tudo que possuíam para trás, o movimento está empenhado em suprir as necessidades imediatas, como auxílio para moradia, alimentação, atendimento médico, roupas e móveis.”

Até agora, quase 100 pessoas de 17 famílias já foram beneficiadas pela ação. O Lar Sírio reuniu roupas, calçados, brinquedos e abriu as portas para que os refugiados retirassem o que precisavam. “Em uma primeira etapa fizemos um mutirão para oferecer itens do vestuário”, explica Zaher. “Nesta segunda etapa, além da alimentação, queremos auxiliar na busca por moradia e emprego.”

A ação também proporciona aulas de português. “O idioma dificulta a adaptação e principalmente a busca por emprego, apesar de muitos terem qualificação profissional”, acrescenta Zaher.

Participação da sociedade

Existem várias formas de participar do MAIS e colaborar com os refugiados. É possível oferecer estadia, oportunidade de emprego, apadrinhamento de uma família e bolsa de estudos. Quem quiser também pode doar roupas, alimentos, material de higiene e limpeza, ou optar por um depósito:

Doações
Banco HSBC
Ag: 1791
C/C: 09909-34
Lar Sírio Pró-Infância
CNPJ: 62.187.562/0001-43

 



Categorias:refugiados

%d blogueiros gostam disto: