Órgão da ONU e PUC-Minas lançam cartilha sobre assistência social, saúde e educação e sobre a entrada e permanência dos imigrantes em créole.
O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) divulgou uma cartilha produzida para imigrantes haitianos em parceria com a PUC Minas. O documento é bilíngue (em português e créole) e traz informações sobre assistência social, saúde e educação e sobre a entrada e permanência desses estrangeiros no Brasil.
O objetivo da publicação é contribuir para a integração social dos imigrantes haitianos que vivem na região metropolitana de Belo Horizonte. O lançamento é parte das celebrações dos 70 anos do curso de Serviço Social da PUC — que ficou encarregado da elaboração do material.
O Brasil abriga mais de oito mil refugiados de 79 nacionalidades diferentes. Segundo o Comitê Nacional para Refugiados, do Ministério da Justiça, no ano de 2015 foram liberadas 532 novas concessões para habitantes da Síria.
Hoje, um em cada quatro refugiados no Brasil é sírio. A pesquisa constatou que, seguidos dos sírios, com 2.252 refugiados, estão os angolanos, com 1.408 pessoas, e os colombianos, com 1.100.
(Hoje em Dia – 20/06/2016)