Dica: Conferência internacional discutirá a invisibilidade dos imigrantes no universo da saúde pública

No ano em que a associação mais antiga das Ciências Sociais do país – a
Associação Brasileira de Antropologia (ABA) – completa 65 anos, a 32ª Reunião
Brasileira de Antropologia (RBA) organizada pela ABA será realizada, pela primeira vez, de forma remota. De 30/10 a 06/11, a 32ª RBA contará com 81 grupos de trabalhos, cerca de 36 simpósios especiais e 43 mesas redondas, 6 conferências com participação de intelectuais nacionais e internacionais, além de exposições fotográficas, mostras de filmes, lançamentos de livros, oficinas e diversas premiações.

Uma das conferências será proferida pelo professor da Universidade da Califórnia – Berkeley – Seth Holmes, especialista em antropologia médica e saúde pública. A conferência tratará desse universo dentro da ótica das imigrações e da invisibilização das desigualdades tão acentuadas na crise sanitária transparecida com a pandemia do novo coronavírus. Os interessados devem se conectar na TV ABA, no dia 05/11 às 19h30. Haverá tradução simultânea e acessibilidade.

Seth Holmes. Foto: Logan McColl

Os esforços para compreender o lugar do imigrante no universo pandêmico têm sido tônica em boa parte das discussões pelo mundo e na construção de políticas públicas efetivas para essa população. Cabe lembrar que no Brasil corre desde maio o projeto de Lei n. 2699/20, que trata da #regularizaçãojá de todos os imigrantes residentes em solo brasileiro, com o objetivo de facilitar as condições de acesso ao sistema público de saúde. O projeto ainda se encontra em regime de tramitação na Câmara dos Deputados e já foi objeto de debate com especialistas nas nossas plataformas.

Toda a programação da 32ª RBA pode ser acessada aqui e nas redes sociais da ABA.

“A 32ª RBA não será meramente uma transposição do evento presencial para o
remoto. São inúmeros esforços que estão sendo feitos no sentido de garantir que a
experiência do evento seja memorável e que possamos juntos e juntas celebrarmos a produção vigorosa da Antropologia Brasileira”, conta Izabela Tamaso, coordenadora da Comissão de Tecnologia, Informação e Comunicação da 32ª RBA.

O público externo ao evento poderá acompanhar pelo canal da ABA no Youtube alguns debates e conferências específicos, assim como as exibições de filmes do Prêmio Pierre Verger. Pelo site da 32ª RBA poderá conferir exposições de fotos e ensaios fotográficos.

Otávio Ávila, com informações de release.



Categorias:em pauta, Eventos, imigrantes, refugiados

Tags:, , , , , , ,

%d blogueiros gostam disto: