Mais uma edição do Simpósio de Pesquisa sobre Migrações, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Migrações Transnacionais e Comunicação Intercultural – Diaspotics, coordenado pelo prof. Mohammed ElHajji; foi realizada com sucesso. Desta vez, ocorreu entre 02 e 04 de outubro a nona edição, realizada presencialmente no Campus da Praia Vermelha da UFRJ e também de forma virtual.

O IX Simpósio de Pesquisa sobre Migrações, coordenado pelo pesquisador João Paulo Rossini e supervisionado pelo professor Mohammed ElHajji, recebeu 100 trabalhos, dos quais 61 foram aprovados para participação no evento e distribuídos em 14 mesas temáticas. Pesquisas de doutores, doutorandos, mestres, mestrandos e graduandos que abordaram a questão migratória a partir de distintas perspectivas.

Imagem: Sidney Dupeyrat de Santana

Além das pesquisas recentes concluídas pelos integrantes do Diaspotics – que discutiram webdiáspora e influenciadores digitais migrantes, imagens e narrativas migratórias no Saara (Rio de Janeiro), comida e vinculação, migração infantil e migração chilena no Brasil, foram debatidos diversos outros pontos relacionados com a migração: acesso à moradia, integração através do esporte, adversidades impostas pelos trâmites burocráticos, relação do sistema judiciário com migrantes e refugiados, xenofobia, interculturalidade, representações na mídia, racismo algorítmico nas plataformas digitais, ensino do português como língua de acolhimento, políticas migratórias, migração e literatura, interseccionalidade e muito mais.

Imagem: Sidney Dupeyrat de Santana

As 61 pesquisas apresentadas foram desenvolvidas por 96 investigadores, filiados a diferentes instituições de distintos cantos do país e do mundo. Além das universidades brasileiras, foram representadas instituições do Marrocos, Senegal, Canadá, Japão, Bélgica, França, Hungria e Suíça. Quando olhamos especificamente para o Brasil, as cinco regiões estiveram presentes, com investigações desenvolvidas em instituições como UFRJ, UERJ, UFF, PUC-SP, UNICAMP, USP, UFPR, UFSC, UFAM, UFRR, UFBA, UFMA, UFPE, UFMT e UFMS.

Imagem: Sidney Dupeyrat de Santana

Além das apresentações das pesquisas, a programação também teve um bate-papo sobre o livro “O Intercultural Migrante”, lançado neste ano pelo professor Mohammed ElHajji, o lançamento da plataforma MiRe – Migração e Refúgio na Infância e Adolescência, iniciativa da pesquisadora Fernanda Paraguassu; bate-papo sobre o livro “O Mahjar é aqui: a comunicação contra-hegemônica dos intelectuais árabe-brasileiros“, do professor Guilherme Curi; e uma conversa sobre a experiência dos primeiros seis meses do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes no Rio de Janeiro (CRAI-RJ), com a professora, ativista e coordenadora do projeto no período, Catalina Revollo Pardo.

Imagem: Sidney Dupeyrat de Santana

A programação completa do evento pode ser conferida pelo público, bem como as transmissões de todas as mesas, disponíveis no canal no Youtube do oestrangeiro.org. Em breve, será divulgado no site do evento o livro com os resumos expandidos das pesquisas apresentadas no IX Simpósio.