Os livros são excelentes companheiros, que nos ajudam a entender melhor o mundo e, como não poderia deixar de ser, também a migração transnacional e questões relacionadas. O Estrangeiro preparou uma lista com obras lançadas em 2023 que abordam, a partir de distintas perspectivas, o movimento de pessoas, as vidas de migrantes e refugiados, a globalização e os imaginários que cruzam fronteiras e alcançam mentes diversas. São livros de ficção, poesia, não ficção, ciências sociais e história. Boas leituras!
A mais recôndida memória dos homens. Mohamed Mbougar Sarr. Fósforo
Vencedor do Prêmio Goncourt e traduzido para mais de 30 idiomas, o romance conta a história do senegalês Diégane Latyr Faye, que descobre em Paris um livro mítico lançado em 1938: “O Labirinto do Inumano”, escrito pelo pouco conhecido TC Elimane. Ao decidir pesquisar sobre a obra, acaba se inserindo num grupo de jovens autores africanos radicados na capital francesa, que estão sempre questionando o fazer literário no exílio.

A mais recôndida memória dos homens
Mohamed Mbougar Sarr
Fósforo
Data da publicação: 18/05/2023
Oração para desaparecer. Socorro Acioli. Cia das Letras
A brasileira Socorro Acioli conta a história de Cida, uma mulher sem identidade e sem memória que precisa reconstruir a vida em um novo local. Do outro lado do Atlântico, ela terá na língua portuguesa o único elo com a terra natal.

Socorro Acioli
Companhia das Letras
Data da publicação: 10/11/2023
Homens ao sol. Ghassan Kanafani. Ed Tabla
Kanafani conta a história de três palestinos afetados pela Nakba (catástrofe) de 1948, quando milhares de pessoas foram mortas, expulsas de suas casas e tiveram que recomeçar a vida em um novo local. Os três procuram chegar ao Kuwait para encontrar trabalho e enviar dinheiro para a família. Este é o primeiro romance de Ghassan Kanafani, considerado o pioneiro da literatura de resistência palestina.

Ghassan Kanafani
Ed. Tabla
Data da publicação: 11/05/2023
A fratura brasileira do mundo: Visões do laboratório brasileiro da mundialização. Paulo Eduardo Arantes. Editora 34
Paulo Eduardo Arantes discute a ideia de nação no contexto da globalização, levantando inúmeros estudos que relatam que a noção de nação integrada passou a não fazer mais sentido no mundo atual. O Brasil, nesse sentido, acaba servindo de modelo aos países do Norte Global, e a chamada “brasilianização dos países centrais” significa sociedades na Europa Ocidental e América do Norte cada vez mais desiguais.

A fratura do mundo: visões do laboratório brasileiro da mundialização
Paulo Eduardo Arantes
Editora 34
Data da publicação: 15/02/2023
Louças de família. Eliane Marques. Autêntica
O romance trata da morte de tia Eluma, empregada doméstica que vive numa pequena cidade na fronteira entre o Brasil e o Uruguai. Com uma linguagem híbrida que mescla o português, o espanhol e o iorubá, Eliane Marques, natural da região, aborda os efeitos da escravidão africana, sentidos até hoje nas peles negras em ambos os países.

Eliane Marques
Autêntica
Data da publicação: 01/04/2023
De uma a outra ilha. Ana Martins Marques. Fósforo
Poema longo que aborda Lesbos, ilha na Grécia que no passado foi lar do poeta Safo e que hoje é um local de trânsito, por onde migrantes oriundos da África e da Ásia tentam entrar no continente europeu após arriscarem a travessia do Mediterrâneo.

Ana Martins Marques
Fósforo
Data da publicação: 10/08/2023
A vizinha tunisiana. Habib Selmi. Ed Tabla
Um professor universitário tunisiano, radicado na França, é bem integrado ao novo país. Casado com uma francesa e residente num bairro rico de Paris, Kamal Achur começa a questionar o novo mundo quando conhece Zuhra, uma compatriota que trabalha como empregada doméstica no seu prédio. Vencedor do Katara Prize for Arabic Novel em 2021.

Habib Selmi
Ed. Tabla
Data da publicação: 09/10/2023
Latim em pó: Um passeio pela formação do nosso português. Caetano W. Galindo. Cia das Letras
Nesta obra, o professor, tradutor, pesquisador e escritor Caetano W. Galindo reconstitui a história da língua portuguesa, lembrando que o percurso humano é marcado pelos movimentos e pelas mudanças constantes.

Latim em pó: um passeio pela formação do nosso português
Caetano W. Galindo
Companhia das Letras
Data da publicação: 16/01/2023
Teoria geral do esquecimento. José Eduardo Agualusa. Tusquets
Obra clássica do escritor angolano, “Teoria geral do Esquecimento” se passa em Angola, durante a guerra pela independência. A portuguesa radicada no país Ludovica Fernandes procura se isolar em seu apartamento, acompanhada de seu cão Fantasma.

José Eduardo Agualusa
Tusquets
Data da publicação: 30/10/2023
A Invenção de Nossa América: Obsessões, Narrativas e Debates sobre a Identidade da América Latina. Carlos Altamirano. Edusp
Uma coletânea de ensaios que explora as representações da identidade coletiva na América Latina. O pesquisador argentino aborda, a partir de distintas perspectivas, uma consciência coletiva que é buscada, mas nem sempre encontrada.

A invenção de nossa América: obsessões, narrativas e debates sobre a identidade na América Latina
Carlos Altamirano
Edusp
Data da publicação: 06/06/2023
Cinzas na boca. Brenda Navarro. Dublinense
Brenda Navarro, autora mexicana, escreve sobre dois irmãos que vão para a Espanha em busca da mãe, que eles não veem desde a infância. Uma vez em território espanhol, eles precisam enfrentar um cotidiano de precarização comum aos migrantes latinos na Europa.

Brenda Navarro
Dublinense
Data da publicação: 23/06/2023
La petite fille qui embrasse le vent: Histoire d’une Refugiée Congolaise. Fernanda Paraguassu. Ed Voinho
Versão em francês do livro infantil “A menina que abraça o vento – a história de uma refugiada congolesa”, a obra de ficção narra o cotidiano da personagem Mersene, uma menina que fugiu dos conflitos em seu país, migrou para o Brasil e tenta driblar a saudade do pai que ficou para trás. A obra é Inspirada em histórias reais de meninas refugiadas da República Democrática do Congo que frequentavam a sede da Cáritas no Rio de Janeiro. A obra também foi publicada em inglês.

La petite fille qui embrasse le vent: Histoire d’une Refugiée Congolaise
Fernanda Paraguassu
Vooinho
Data da publicação: 20/06/2023

