PREPARANDO A PROFICIÊNCIA

Curso oferecido pela  UNILA tem inscrições abertas até o dia 31 de agosto.

As inscrições para o curso preparatório para o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) já estão abertas e seguem até o dia 31 de agosto. Interessados deverão fazer a inscrição pelo e-mail celpebras.unila@gmail.com e precisarão passar por duas avaliações de nivelamento – sendo a primeira a prova escrita (no dia 1o de setembro, das 18h30 às 20h30) e a segunda a prova oral (que será agendada no dia da realização da prova escrita). No e-mail, o candidato deverá enviar os dados pessoais – como nome, nacionalidade, endereço de contato e número de documento de identificação.

Esta será a quinta edição do curso, que conta com 30 vagas. Serão formadas duas turmas de 15 alunos cada: uma de nível intermediário e outra de nível avançado – níveis que são certificados pelo exame. As aulas serão na UNILA Centro. Cada turma terá uma aula por semana, às segundas-feiras, sempre das 18h30 às 20h30. O curso é gratuito e tem carga horária estimada de 48 horas. O curso preparatório vem sendo oferecido desde 2012 com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, com a formação de quatro turmas e, atualmente, conta com dois bolsistas (Silvana Mamani e Raphael Fritsch) e uma voluntária (Alessandra Silva).

O exame Celpe-Bras é elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e realizado duas vezes ao ano – abril e outubro. A certificação em Língua Portuguesa é a única no Brasil reconhecida pelo Ministério da Educação, contando, ainda, com apoio do Ministério de Relações Exteriores. O certificado é exigido ao estrangeiro para vagas de emprego e de cursos de graduação e pós-graduação em instituições brasileiras, bem como para a revalidação de diplomas estrangeiros.

O Celpe-Bras realiza a avaliação a partir de duas dinâmicas: produção escrita e produção oral. “Vinculado ao projeto de extensão ‘Curso Preparatório para o Exame Celpe-Bras’, o curso tem o objetivo de preparar os acadêmicos para este exame, que avalia a língua em uso, valorizando o propósito social e comunicativo da língua portuguesa”, explica o coordenador do projeto, Henrique Leroy, professor de Línguas.

Além de preparar os estudantes, a UNILA atuará, pela segunda vez, como Centro Aplicador do exame, em outubro. Dos mais de 70 centros existentes em todo o mundo, a maior parte está em universidades brasileiras. No Estado do Paraná são, atualmente, três. Além de Foz do Iguaçu, há aplicação do exame em Londrina e Curitiba.

(Cidade Foz – 26/08/2014)



Categorias:estudantes

%d blogueiros gostam disto: