IMIGRAÇÃO BOLIVIANA NO BRASIL

Resenhas dos principais capítulos do livro ‘Imigração boliviana no Brasil’, organizado por Rosana Baeninger.

O livro Imigração Boliviana no Brasil, lançado em 2012, é fruto de estudos organizados na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), tendo importantes apoios, como do projeto “Observatório das Migrações em São Paulo” e do Unfpa (Fundo de Populações das Nações Unidas). A obra reúne textos de mais de um autor – separados por capítulos -, todos abordando o contexto da presença de bolivianos no Brasil, especialmente em São Paulo. Rosana Baeninger – Socióloga e Doutora em Ciências Sociais -, também autora de parte dos textos presentes nesse livro, foi a organizadora desse trabalho.

Em oposição à visão do Brasil como apenas um emissor de população para países desenvolvidos, o livro aponta para o fato de que a vinda de grandes contingentes de bolivianos contribuiu para que nosso país seja visto, também, como um importante receptor. Com isso, a leitura apresenta elementos teórico-metodológicos para análise da dinâmica do fluxo Bolívia-Brasil.

A migração boliviana na fronteira, entre Corumbá – Mato Grosso do Sul – e Puerto Suárez e Puerto Quijarro – Bolívia – é observada, contemplando fatos sobre a perspectiva histórica e contribuição cultural que trouxeram os bolivianos. Além disso, o livro descreve os problemas de saúde e infraestrutura nas cidades bolivianas da fronteira, o que traz uma sobrecarga para Corumbá, que recebe uma demanda muito grande.

Outro importante ponto trabalhado pelos autores de “Imigração Boliviana no Brasil” é a significativa ida de bolivianos para a capital paulista – em especial para a periferia -, o que, como apontam no livro, compôs o cotidiano de São Paulo, formou um nicho econômico e inteiração de diferentes etnicidades. Espaços da cidade, como o Memorial da América Latina e a Praça Kantuta, são apresentados como reveladores do processo identitário desse fluxo migratório analisado.

As resenhas são da autoria de Daniel Edgardo.

 



Categorias:publicações

%d blogueiros gostam disto: