APRENDER E ENSINAR

Alunos estrangeiros falam de suas expectativas para período no Brasil.

Aprender outra língua, agregar valor ao currículo, compartilhar culturas e costumes… esses são alguns dos anseios e expectativas dos estudantes estrangeiros que estão em Varginha para um período de trabalhos e estudo.

Vindos da América latina e da Europa, os universitários passarão 6 meses no Centro Universitário do Sul de Minas. Ao todo serão 23 estudantes do Chile, Paraguai e Portugal. Parte do grupo já chegou à Varginha. O restante pousará no Brasil no início do mês de fevereiro.

Desde a chegada, as expectativas têm aumentado e modificado. Conhecer de perto a realidade despertou a vontade de se aproximar do povo brasileiro. “Quero conhecer a cultura, aprender português e criar redes de contato para talvez trabalhar e morar no Brasil futuramente”, declarou a aluna Natalia Andrea Pérez Fuentes, que é aluna da Universidad Finis Terrae do Chile.

Henry Ariel Chávez Wottrich é estudante da Universidad Autónoma de Encarnación, no Paraguai. Ele espera ampliar seu ponto de vista a respeito da cultura. “Quero adquirir conhecimento intelectual que permita meu desenvolvimento pessoal e profissional”, explicou.

E a ideia não é só aprender. Os alunos estrangeiros também estão dispostos a ensinar. “Quero aprender mais sobre a vida deste país. Também quer fazer amigos de diferentes nacionalidades, me divertir e poder apresentar a todos o melhor da cultura chilena”, anseia a estudante Steffany Shalem Salinas Hedberg, da Universidade Finis Terrae do Chile.

Carmen Gersco Moreno estuda na Universidade Autónoma de Encarnación, no Paraguai. Ela ficou muito feliz com a recepção e com as acomodações. Segundo ela, “quero dominar o Idioma Português, conhecer melhor o Brasil e principalmente aproveitar a oportunidade de estudar”.

Os universitários chilenos e paraguaios estão tendo aulas de Português nessas primeiras semanas de chegada ao Brasil. Quando as aulas começarem, eles se juntarão aos universitários brasileiros e também farão estágios no Grupo Unis. Os quatro estudantes portugueses que se juntarão ao grupo chegarão no início de fevereiro.

(Gazeta de Varginha – 26/01/2015)

 

 



Categorias:estudantes

%d blogueiros gostam disto: