CELPE-BRAS / 1-2015

Inscrições para exame de proficiência em português devem ser feitas até 01/04.

Estão abertas as inscrições do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) no site do Inep.

As inscrições podem ser feitas até o dia 1 de abril e as provas serão aplicadas entre 19 e 21 de maio nos postos aplicadores credenciados no Brasil e no exterior.

Acesse o edital aqui.

A participação no Celpe-Bras é voluntária, destinada a estrangeiros e brasileiros cuja língua materna não seja a língua portuguesa, residentes no Brasil e no exterior, com no mínimo 16 anos completos, na data de realização do Exame e escolaridade mínima equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo.

O exame é dividido entre parte escrita e parte oral. A parte escrita é composta por quatro tarefas que exigem do estrangeiro registro escrito em língua portuguesa, e que deverão ser realizadas em até três horas. A parte oral compreende uma atividade de interação face a face com duração de 20 minutos.

O desempenho do candidato é classificado em quatro níveis de proficiência:

. Intermediário – conferido ao estrangeiro que possui um domínio operacional parcial da língua portuguesa;
. Intermediário Superior – conferido ao candidato que preenche as características descritas no nível intermediário. Entretanto, as inadequações e interferências da língua materna na pronúncia e na escrita são menos frequentes do que naquele nível;
. Avançado – conferido ao examinando que evidencia um domínio operacional amplo da língua portuguesa;
. Avançado Superior – conferido ao estrangeiro que preenche todos os requisitos do nível avançado, mas com inadequações na produção escrita e oral menos frequentes do que naquele nível.

No ato da inscrição os participantes podem escolher a cidade e o posto aplicador credenciado no qual desejam realizar as provas.

O cadastro só será validado quando o candidato concluir as três etapas do processo: preenchimento correto de dados na página do exame; pagamento da inscrição – que varia de acordo com o local de aplicação escolhido pelo participante, e entrega da documentação no posto credenciado onde realizará a prova.

O coordenador do posto aplicador terá até o dia 6 de abril para a realização da homologação das inscrições, por meio do sistema eletrônico do Inep.

Reconhecimento

O Celpe-Bras é o único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira, reconhecido e aceito oficialmente em empresas e em instituições de ensino, para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

(Portal Brasil – 11/03/2015)



Categorias:estudantes

%d blogueiros gostam disto: