PROVA DE SUCESSO

Estrangeiros já podem conferir resultado de exame de proficiência em português.

Os resultados da segunda edição do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) encontram-se disponíveis para acesso via internet. A relação dos aprovados consta de portaria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), publicada no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (15/12).

O exame teve 5.146 inscrições homologadas. Realizadas entre 20 e 22 de outubro, as provas ocorreram em 88 postos aplicadores, sendo 25 no Brasil e 63 no exterior. Os candidatos que obtiveram êxito em proficiência serão agraciados com certificados de níveis intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.

Os inscritos com pontuação entre 2 e 2,75 serão classificados no nível intermediário; entre 2,76 e 3,5, no intermediário superior; entre 3,51 e 4,25, no avançado; entre 4,26 e 5, no avançado superior. Aos que obtiveram menos de 2 pontos, não será entregue certificação.

Celpe-Bras

Trata-se do único documento brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente e internacionalmente. O certificado é aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de competência em língua portuguesa. No Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação.

(Portal Brasil – 15/12/2015)



Categorias:estudantes

%d blogueiros gostam disto: