INTERNACIONALIZAÇÃO QUALIFICADA

Governo de Minas Gerais recebe estudantes estrangeiros para trabalho voluntário nos órgãos estaduais.

O Governo de Minas Gerais vai receber, este ano, estudantes estrangeiros de graduação e pós-graduação para intercâmbio voluntário nos diversos órgãos do estado. O projeto piloto foi lançado pela Assessoria de Relações Internacionais terça-feira passada (19/01), com a assinatura do Termo de Estágio da estudante Armelle Cibaka, de 25 anos, que vem do Congo, na África.

A iniciativa é mais um fruto do esforço que vem sendo empreendido pelo Governo no processo de internacionalização de Minas Gerais, e a expectativa é que, a partir de março, o número de estudantes e pesquisadores estrangeiros trabalhando no governo seja ampliado. Eles serão encaminhados a instituições governamentais ou da sociedade civil para vivenciar e conhecer o cotidiano destas estruturas por um período de três meses.

“Os benefícios desta troca de experiência são muitos: além da projeção internacional de Minas, de uma maneira muito qualificada e focada no ambiente acadêmico internacional, há também uma rica troca cultural, pela introdução de uma cultura diferente em nosso ambiente de trabalho”, afirma o chefe da Assessoria de Relações Internacionais de Minas Gerais, Rodrigo Perpétuo.

Armelle, que já está há quase um ano no estado, é bacharel especialista em Direito Internacional e se prepara para iniciar o mestrado em Relações Internacionais na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). “Estou muito animada. Meu principal objetivo é, além de entender como funcionam as relações internacionais na prática, trazer mais estrangeiros para o estado, fazer com que se interessem pela cultura daqui”, diz.

No próximo mês, a Assessoria de Relações Internacionais se prepara para receber mais um estudante, francês, que vai trabalhar voluntariamente no projeto das Olimpíadas 2016 no estado.

Eduardo Toledo

(Brasil Metrópole – 20/01/2016)



Categorias:estudantes

%d blogueiros gostam disto: