IX FÓRUM DE MIGRAÇÕES: UM SUCESSO!

Realização do IX Fórum de Migrações e do V Simpósio de Pesquisa sobre Migrações ressalta temas atuais para entender diásporas ao redor do mundo.

Aconteceram na UFRJ, no final de 2017, o IX Fórum de Migrações e o V Simpósio de Pesquisa sobre Migrações, com o tema “Interculturalidade, comunicação e migrações transnacionais: fronteiras, políticas e cidadanias”. O evento ocorreu entre 16 a 20 de outubro, no campus da Praia Vermelha, e contou com uma articulação de pesquisadores do Brasil, outros países da América Latina, América do Norte, Europa e África além de migrantes representando diversos coletivos de São Paulo e do Rio de Janeiro, como Equipe de Base Warmis, Projeto Chega Junto, Ocupação Vito Giannoti, Frente de Mulheres Imigrantes e Refugiadas. Grupo Aguasalá, Grupo Maucon, Associação de Angolanos do Estado do Rio e Estrelas da Babilônia.
O evento abriu espaço para 40 palestrantes e 83 simposistas, que apresentaram estudos e trabalhos práticos em torno de pautas como relação entre migrações e gênero, abordagem midiática de diásporas, uso das novas tecnologias para comunicação e expressão de narrativas a partir da perspectiva migratória, refúgio, migrações forçadas, participação política, cidadania universal, representação cultural, identidade, saúde e outras questões cruciais para aprofundamento do assunto.
Segundo o idealizador e coordenador geral do Fórum e do Simpósio, o professor de Comunicação Mohammed ElHajji, “O Fórum e o Simpósio superaram a minha expectativa e dos demais organizadores. Não tivemos grandes contratempos que impediram o andamento do evento, com 40 palestrantes e 83 simposistas, mas o sucesso vai além do quantitativo. As mesas foram extremamente ricas, diversas e profundas em termos de pesquisa, teoria, metodologia, e principalmente acho que o grande ganho do Fórum foi que conseguimos colocar na mesma mesa várias perspectivas, de diferentes escolas, de diferentes países. Sempre tentamos ter essa dupla diversidade, não apenas teórica, mas também das origens, dos que contribuem com o encontro”. O objetivo do pesquisador é formar uma rede internacional de pesquisadores da questão migratória e da interculturalidade, fazendo um mapeamento do tema no Brasil e no exterior.
Para mostrar as práticas culturais de diferentes nacionalidades, foi realizado junto ao Fórum e ao Simpósio a Feira Gastronômica Chega Junto, sendo possível experimentar pratos típicos de países como Síria, Portugal, Haiti, Peru, Colômbia, Venezuela e vários outros países. O encerramento, composto majoritariamente por coletivos, buscou transmitir a mensagem que migrantes não devem ser meros objetos de pesquisa, mas sim pessoas ativas no processo político, social e cultural que ocorrem ao redor do mundo.



Categorias:imigrantes

%d blogueiros gostam disto: