FOTOGRAFIAS, DEBATES E FILMES ENRIQUECERÃO CURADORIA SOBRE MIGRAÇÃO E REFÚGIO NA UFRJ

O grupo Diaspotics, que produz o site oestrangeiro.org, é um dos proponentes. As atividades começam no dia 23 de maio e vão até o fim de agosto.

Confira a matéria da Universidade Federal do Rio de Janeiro a respeito da curadoria:

 

cartaz_migracoes_e_refugios_final_em_jpg.jpg

Migrações e refúgio: presença, história e desafios no Rio de Janeiro

O Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, vinculado à Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), dá início à sua sexta curadoria: “Migrações e refúgio: presença, história e desafios no Rio de Janeiro”, em cartaz de 23 de maio a 30 de agosto. Além da exposição de fotografias sobre o cotidiano de migrantes e refugiados, a programação do “Quartas em movimento” contará com a realização de mesas de debates, rodas de conversa, exibição de filmes, lançamento de livros e atividades culturais. A curadoria conta com o apoio e a parcerias de instituições como UERJ, UFF, PUC-Rio, Centro da Memória da Imigração da Ilha das Flores, Pares-Cáritas RJ, Cátedra Sérgio Vieira de Mello/ACNUR-UERJ, Grupo Tortura Nunca Mais e Instituto Benjamin Constant.

O objetivo é propor a reflexão sobre a migração no Rio de Janeiro, em uma perspectiva histórica e na contemporaneidade. Os visitantes serão levados a conhecer e a debater o dia-a-dia, relações de trabalho, lazer, conflitos, políticas públicas e demais aspectos da vida das pessoas que vieram para esta cidade. Os debates contarão com a presença de professores, pesquisadores, estudantes, integrantes de coletivos, ativistas e demais profissionais com atuação sobre este tema.

Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza

O Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza está localizado no segundo andar do prédio da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus universitário da Praia Vermelha da UFRJ. É um projeto institucional de integração acadêmica da Decania do CFCH e credenciado no Sistema Integrado de Museus, Arquivos e Patrimônio Cultural (Simap). Trata-se do primeiro espaço cultural da UFRJ inserido em Decania com a participação de todas as unidades deste Centro, do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) da UFRJ – com destaque para a Biblioteca do CFCH – além de instituições externas à UFRJ. Ele tem como objetivo promover exposições no campo das Ciências Humanas e Sociais, através da articulação com movimentos da sociedade civil, numa perspectiva transdisciplinar, sobre temas contemporâneos que articulam ensino, pesquisa e extensão.

As atividades promovidas através deste projeto, construídas com a participação das unidades e órgãos suplementares do CFCH, instituições parceiras, incluem seminários, rodas de conversa, debates com projeção de filmes, feira de livros, entre outras. O Espaço tem como público-alvo preferencial estudantes da escola de educação básica das redes públicas, associações de moradores, estudantes de diferentes instituições de ensino superior, movimentos sociais, sindicatos, profissionais e gestores de políticas públicas, estando aberto à população em geral. Em suma, é um espaço formativo que potencializa as trocas entre os sujeitos e os saberes, promovendo maior integração entre a UFRJ e a sociedade.

Boletim Vitrine da Memória

A edição de maio do Boletim Vitrine da Memória, produzido pela Biblioteca do CFCH, trará obras, fotografias e demais imagens sobre o tema – “Migração e Memória”

Quartas em movimento

Durante as quartas-feiras em que a curadoria estiver em cartaz, serão realizados debates, rodas de conversa, exibição de filmes, lançamento de livros e outras atividades culturais sobre o tema.

Programação

23/05/2018

9h – Inauguração.

10h-13h – Mesa: Políticas públicas para imigrantes e refugiados.

14h-17h – Mesa: Guerra da Síria e seus refugiados.

30/05/2018

10h-12h – Mesa: Venezuela, processo migratório e desdobramentos no Brasil.

14h-17h – Lançamento de livro: “A menina que abraça o vento – a história de uma refugiada congolesa”, da escritora Fernanda Paraguassu, e roda de conversa com crianças com exibição de  vídeo.

06/06/2018

9h-12h – Mesa: Migrações e Refúgio no Ensino Superior: dilemas e perspectivas.

14h-17h – Mesa: Cátedra Sérgio Vieira de Mello, suas especificidades, limites e perspectivas.

13/06/2018

9h-12h – Mesa: Migrações e Trabalho – Trabalho, vida cotidiana e lazer.

14h-17h – Roda de conversa.

18h-21h – Filme com debate.

20/06/2018

9h-12h – Mesa: Migrações e refúgio em perspectiva histórica I.

14h-17h – Mesa: Migrações e refúgio em perspectiva histórica II.

 

Fonte: UFRJ

 



Categorias:Eventos, imigrantes, refugiados

%d blogueiros gostam disto: