Nosso convite aos imigrantes e refugiados

Querido(a) amigo(a) imigrante!

O grupo Diaspotics reúne uma equipe interdisciplinar de brasileiros e estrangeiros que pesquisam o tema da imigração. Estamos na Universidade Federal do Rio de Janeiro e uma de nossas atividades é produzir conteúdo de qualidade na internet sobre a situação dos imigrantes e refugiados no Brasil. Acreditamos que ninguém é ilegal onde deseja ou precisa viver e informar isso às pessoas é um dever da universidade para que o preconceito estrutural possa dar lugar a uma cidadania global.

Pelo site oestrangeiro.org iniciamos um novo projeto que visa ampliar vozes. Queremos não só falar de imigração, mas escutar aqueles que mais têm o que dizer, os imigrantes. Inspirados em iniciativas testemunhais, como é o caso do site The Player’s Tribune, que divulga textos produzidos por atletas de alta performance do mundo todo, temos como objetivo publicar textos de imigrantes e refugiados sobre suas vidas. Ele pode/deve ser escrito na língua original do autor, e juntos faremos as traduções necessárias a fim de chegar às pessoas que vivem no Brasil. Sua história, as dificuldades, as pessoas importantes, as saudades, as vitórias, os estudos e trabalhos, os novos objetivos, todos esses elementos são muito interessantes para aqueles que acolhem entenderem que mais do que mão-de-obra, são pessoas dotadas de uma cultura e saberes que chegam ao novo lugar de vida.

Sinta-se se convidado a participar! Será melhor se o texto ficar entre 2.500 e 4.000 caracteres e, junto a ele, precisaremos de uma foto sua em alta resolução.

Desde já o grupo Diaspotics agradece essa parceria com a certeza que este pode ser mais um passo para estreitarmos os laços de solidariedade que unem todos os seres humanos nesse planeta que é a casa de todos nós.

 

Equipe Diaspotics

Cartaz facebook - projeto testemunhos



Categorias:análises, diásporas, imigrantes, publicações, refugiados

Tags:, , ,

%d blogueiros gostam disto: