Quando falamos em hospitalidade, logo nos vêm à mente as culturas árabes do Oriente Médio e Norte da África, cuja identidade é fortemente marcada pela tradição. Mas será que a hospitalidade é um traço cultural específico desses povos? Para o professor Mohammed Hajji, a hospitalidade é uma característica da nossa espécie e está presente em todas as culturas do planeta, ainda que possa ser abordada de diferentes maneiras.

“Somos o que somos hoje, enquanto espécie, porque praticamos a hospitalidade. […] A hospitalidade como prática social, cultural e subjetiva, nesse sentido da formação do ser humano.”
Mohammed Hajji é marroquino e vive há quase 30 anos no Brasil, é um grande pesquisador e estudioso das questões migratórias, em especial as migrações transnacionais. Na UFRJ, Mohammed é professor dos programas de pós-graduação em Comunicação e Cultura e Psicologia Social, além de coordenador local do Mestrado Erasmus Mundus MITRA – Migrações Transnacionais, que recebe anualmente, no Rio de Janeiro, alunos de todas as partes do mundo.
O vídeo da entrevista está neste link aqui.
–