Fórum de Migrações realizado na UFRJ lança livro em parceria com Universidade Autônoma de Barcelona

Foi publicado pelo Instituto de Comunicação da Universidade Autônoma de Barcelona (InComUAB) o livro Migrações transnacionais, interculturalidade, políticas e comunicação. Ele é fruto de debates apresentados do IX Fórum de Migrações / Migratic, realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2017. Os organizadores do e-book são o Dr. Mohammed ElHajji (coordenador geral do Fórum de Migrações da UFRJ), Dra. Denise Cogo (ESPM) e a Dra. Amparo Huertas (UAB). O comitê e o apoio editorial, além das traduções, foram compostos pelos pesquisadores associados ao Diaspotics/UFRJ (cujo projeto do oestrangeiro.org integra as atividades) e ao grupo Deslocar/ESPM.

Confira abaixo a apresentação do livro:

Em 2017, a Universidade Federal do Rio de Janeiro sediou, no Brasil, o IX Fórum das Migrações e o Migratic, dois eventos que constituíram um espaço para apresentação e debate de pesquisas e experiências desenvolvidas por acadêmicos, imigrantes e ativistas de movimentos migratórios que atuam em diferentes contextos nos quais a diversidade da presença e das questões migratórias são também singulares em suas configurações locais e nacionais e ao mesmo tempo encontram convergência em uma perspectiva transnacional.

O tema geral – Interculturalidade, Comunicação e Migrações Transnacionais: Fronteiras, Políticas e Cidadania – foi debatido em mesas e grupos de trabalho que, sob a perspectiva interdisciplinar, abrangeram interfaces temáticas como os meios, as mediações e o ativismo migrante; as políticas migratórias, fronteiras e cidadania; as diásporas, a alteridade e as identidades culturais; os diálogos interculturais e a inclusão social; as migrações, ação e representação; refúgio e migrações forçadas; e as migrações e as geopolíticas de exclusão. 

A seleção, por um comitê científico internacional, de um conjunto de textos apresentados no IX Fórum das Migrações / Migratic 2017 que compõem essa obra, oferecem percursos de reflexão e memória em torno de um campo de pesquisas e práticas migratórias que assumem a interculturalidade e a comunicação como eixos centrais. Nessa perspectiva, a obra dá continuidade à publicação, em 2013, por iniciativa dos três organizadores, de outro e-book multilíngue intituladoDiásporas, migrações, tecnologias da comunicação e identidades transnacionais, e editada também pelo InComUAB.

A obra apresentada está organizada em três partes: Migrações transnacionais, comunicação e tecnologias; Interculturalidade e migrações – panoramas e perspectivas sociomunicacionais; e Mobilizações políticas e socioculturais de migrantes – que, se entrecruzam e, ao mesmo tempo, buscam evidenciar algumas das principais abordagens que conformaram o debate interdisciplinar em torno das Migrações, Comunicação e Interculturalidade durante o IXFórum das Migrações / Migratic 2017, na cidade do Rio de Janeiro.

Acesse aqui o e-book.



Categorias:imigrantes, livros

Tags:, , , , , , , , , , ,

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: