Vídeo da Campanha “A mulher que há em mim saúda e luta junto com a mulher que existe em você”

O Laboratório Memórias Territórios e Ocupações rastros sensíveis, LabMEMS do programa de pós-graduação de Psicossociologia em Comunidades e Ecologia Social (EICOS), UFRJ, lançou a “A mulher que há em mim saúda e luta junto com a mulher que existe em você”, com objetivo de registar a luta das mulheres latino-americanas e mundiais, com um vídeo sobre o dia internacional das mulheres.

O vídeo tem cerca de 14 minutos e conta com a participação de diversas pessoas, de diferentes gêneros, idades e lugares, e resgata os afetos e memórias das mulheres que atravessam a vida de cada depoente.

O intuito da campanha vai além da comemoração pelo dia internacional das mulheres. Ela visa problematizar esforços e lutas das diversidades de grupos heterogêneos no contexto atual, tecendo uma rede feminina e feminista. “Queríamos marcar essa data, como um esforço de luta e combate à discriminação e à diferenciação, potencializando através das memórias: individual e social, que fizeram histórias singulares e políticas”, Beatriz Taketi contou recentemente ao oestrangeiro.org.

Confira o resultado final:

O grupo Diaspotics/UFRJ, que coordena o projeto do oestrangeiro.org, foi parceiro institucional dessa campanha. Nós buscamos analisar e compreender o fenômeno migratório a partir dos fluxos e rastros subjetivos produzidos pelos imigrantes e suas comunidades diaspóricas, como também produzir pesquisas sobre as mulheres imigrantes, que sofrem as múltiplas discriminações com as intersecções: raça, classe, geração, nacionalidade etc. Assim, há um esforço sobre a importância de ampliar discussões com diferentes vozes, principalmente para grupos marginalizados ocuparem espaços. O entendimento crítico de gênero, orientação sexual, etnicidade, nacionalidade, habilidade e idade não são unidades excludentes, mas também formam desigualdades sociais e diferentes formas de opressão. 



Categorias:em pauta, testemunhos

Tags:, , , , , ,

%d blogueiros gostam disto: