Neste mês, dois eventos acadêmicos vão discutir a migração infantil transnacional e seus desafios no país acolhedor. Ambos serão eventos online e abertos para a participação do público, mediante inscrição antecipada. Após a inscrição, será enviado um link de acesso aos eventos.
No dia 21, às 14h30, pela plataforma Zoom, o Grupo de Pesquisa Deslocar – Interculturalidade, Cidadania, Comunicação e Consumo, coordenado pela professora Denise Cogo, da ESPM-SP, convidou a pesquisadora Fernanda Paraguassu, integrante do Grupo Diaspotics, para a palestra “O método sensível em narrativas de infâncias refugiadas”.
Na palestra, Fernanda apresentará o método de abordagem de crianças refugiadas que criou para sua dissertação de mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O trabalho da pesquisadora – “Narrativas de infâncias refugiadas – a criança como protagonista da própria história” –, que teve a orientação do professor Mohammed ElHajji, foi vencedor do Prêmio Compós 2021, na categoria Melhor Dissertação. A mediação será feita pela pesquisadora Juliana Doretto (PUC-Campinas).
No dia 22, às 16h30, será a vez do painel “Atualidade pandêmica e as particularidades da condição migrante”, parte do evento “Necropolítica e vulnerabilidades no contexto da pandemia” promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Identidade e Metamorfose (NEPIM), da PUC-SP. A mesa propõe discutir a condição do ser/estar migrante na atualidade pandêmica, tendo em vista os atravessamentos da atual configuração sociopolítica brasileira. A atividade visa a interlocução de profissionais e pesquisadores para uma discussão ampla, partindo de suas experiências analíticas e de pesquisa no Brasil e no exterior.
O objetivo do painel é chamar atenção para a necessidade da construção de um lugar que não naturalize e homogeneíze o migrante como categoria, propondo que se amplie o entendimento da singularidade desses sujeitos e das particularidades que atravessam a condição migratória, sobretudo no que tange o modo como a pandemia os afeta. Fernanda Paraguassu, do Diaspotics, fará parte da mesa, que também terá a participação de Giuliana Redin (UFSM) e Júlia Bartsch (Médicos Sem Fronteiras). O evento da PUC-SP emitirá certificados para os participantes que realizarem as inscrições e preencherem o formulário de presença, disponibilizado na descrição dos vídeos e nas transmissões das mesas.
Serviço:
“O método sensível em narrativas de infâncias refugiadas”
21/9/2021
14h30
Inscrição: doity.com.br/infancias-refugiadas
Deslocar (ESPM-SP)
“Atualidade pandêmica e as particularidades da condição migrante”
22/9/2021
16h30
Inscrição: https://www.even3.com.br/necropoliticavulnerabilidadepandemia
NEPIM (PUC-SP)
O método sensível em narrativas de infâncias refugiadas Atualidade pandêmica e as particularidades da condição migrante