Brasil traz sete famílias de juízas afegãs

Depois de terem sido ameaçadas pelo Talibã, sete famílias de juízas afegãs estão no Brasil e solicitaram refúgio no país. A iniciativa de trazer essas mulheres foi da Associação de Magistrados do Brasil (AMB) e teve o apoio do governo federal. De acordo com a Agência Brasil, a entidade foi procurada pela Associação Internacional de Mulheres Juízas e ofereceu apoio na emissão de documentação e traslado dessas pessoas.

Campanha da ONU chama atenção para direitos de crianças refugiadas

Acnur/RogerArnold

A Organização das Nações Unidas aproveitou o Dia da Criança, em outubro, para chamar atenção para a situação de vulnerabilidade de crianças refugiadas. De acordo com a Agência Brasil, a iniciativa foi colocada em prática pela Agência da ONU para os Refugiados (Acnur) e mobilizou as redes sociais com a hashtag RefugiadosTêmDireitoàInfância, que também busca arrecadar recursos por meio de doações. Atualmente, dos 26,4 milhões de refugiados no mundo, quase a metade tem menos de 18 anos de idade. Quase 1 milhão de crianças nasceram como refugiadas entre 2018 e 2020.

Programa MiSordo da UFRR atendeu 5 mil migrantes e refugiados em um ano

O Programa de Extensão Migrante Surdo (MiSordo), realizado pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), completou um ano de criação com o desenvolvimento de ações para o público migrante e refugiado surdo. No período, foram atendidas 5 mil pessoas. De acordo com a Folha de Boa Vista, as ações vão desde a comunicação e escuta em línguas de sinais à inserção laboral, assessoria jurídica e oferta de cursos de formação profissional.

Inclusão de refugiados no mercado de trabalho entra na agenda de diversidade das empresas

Companhias sediadas no Brasil contratam e investem em formação profissional como parte de suas agendas de diversidade, inclusão e direitos humanos, em meio à onda da ESG (sigla em inglês para boas práticas ambientais, sociais e de governança), de acordo com a Folha de S.Paulo. Um exemplo é a empresa Sodexo On-site, braço da multinacional francesa que oferece a empresas serviços como alimentação e gestão de  recepção e limpeza. Atualmente, há 260 funcionários refugiados no Brasil que vieram de países como Síria, Congo, Angola, Paquistão, Afeganistão e Haiti.

Brasil já recebeu 650 mil venezuelanos desde 2017

Quase 650 mil venezuelanos migraram para o Brasil desde 2017. Roraima é a principal porta de entrada das pessoas que fogem do colapso econômico e social no país vizinho. De acordo com o Subcomitê Federal para Recepção, Identificação e Triagem dos Imigrantes, 43% dos venezuelanos ficam no Brasil e 36% vão para outros países. Desde o início da Operação Acolhida, 58.715 pessoas foram interiorizadas para 738 municípios. As informações são da Folha Boa Vista.

Refugiado congolês participa de Virada Cultural em Belo Horizonte

O congolês Lavi Kasongo participou do Festival Verbo Gentileza, que integra a programação Virada Cultura de Belo Horizonte. A exposição “Bandeiras da Revolução” reúne artistas que criam bandeiras de grande porte para a exposição no Museu da Moda. “Eu quero que essa bandeira represente a paz”, afirma Lavi Kasongo. As informações são do site Belo Horizonte.

Argentina reabre fronteira com o Brasil em Uruguaiana (RS)

A Argentina voltou a dar permissão para a entrada no país, que estava fechada como medida de enfrentamento à pandemia. Entre os pré-requisitos exigidos pelo governo argentino para a travessia, estão a apresentação de teste PCR negativo feito 72 horas antes da entrada no país, formulário digital, e esquema vacinal completo há pelo menos 14 dias para brasileiros e outros estrangeiros sem residência na Argentina. As informações são do G1.

Número de brasileiros cruzando fronteira do México para EUA bate recorde

O número de brasileiros cruzando a fronteira sul dos Estados Unidos sem documentação bateu recorde histórico entre outubro de 2020 e setembro de 2021. Os dados foram divulgados pelo órgão americano de Alfândega e Proteção de Fronteiras, segundo o jornal Correio Braziliense. Ao todo, foram 56.881 detidos, um aumento de 700% em relação a igual período do ano anterior. A maioria tentou entrar no país pelo estado do Arizona. A queda de 2019 para 2020 se deveu à pandemia de Covid-19. A maioria (77%) dos detidos tentou completar a jornada com suas famílias. Já 12.898 eram adultos viajando sozinhos, 188 eram menores de idade e crianças desacompanhadas e cinco eram menores de idade acompanhados.

Autor angolano no Brasil lança livro de poemas

O autor angolano Moisés António, que vive em Curitiba, lançou o livro Grito A Poesia, com poemas e reflexões sobre a condição de migrante e negro. A obra foi publicada pela Editora Travassos. Formado em Letras – Inglês pela Universidade Agostino Neto, em Angola, Moisés deu continuidade à carreira literária no Brasil. As informações são do site Migra Mundo.

Audiência no Congresso cobra governança das migrações

A audiência pública da Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados do Congresso Nacional alertou em outubro para a necessidade de o Brasil implementar uma política pública que permita uma governança das migrações no país, sob a ótica da garantia de direitos. O encontro reuniu representantes de diversas áreas, como agências internacionais, do Judiciário e do meio acadêmico. Durante o debate, foi enfatizado que a pandemia de Covid-19 acentuou ainda mais uma série de lacunas que incidem sobre a situação de populações em situação de vulnerabilidade, incluindo migrantes. As informações são do site Migra Mundo.

Fernanda Paraguassu
Jornalista e pesquisadora do Grupo Diaspotics