Após um 2020 sem sessões presenciais, o Festival do Rio volta aos cinemas e estará presente nas salas cariocas de 09 a 19 de dezembro. A abertura oficial será feita hoje, com a sessão de “Madres Paralelas”, o novo longa do grande diretor espanhol Pedro Almodóvar. Com mais de 90 títulos disponibilizados, o Festival do Rio 2021 oferece aos amantes da sétima arte diversos filmes que possuem relação com a temática migratória. São longas e curtas de ficção, documentário e animação que abordam as questões de diáspora, interculturalidade e fronteiras a partir de distintas perspectivas. O Estrangeiro preparou uma lista com as obras presentes no Festival vinculadas aos nossos temas de interesse e estudos.
“A Viagem de Pedro”, Laís Bodanszky
1831. Durante a travessia do Atlântico em uma fragata inglesa rumo à Europa, Pedro, o ex-imperador do Brasil, busca forças físicas e emocionais para enfrentar seu irmão que usurpou seu reino em Portugal. Pedro se vê doente e inseguro. Entra na embarcação em busca de um lugar e uma pátria. Em busca de si mesmo.
Sessões:
Quarta 15/12. 19hs. Cinepolis Lagoon 6
Quinta 16/12. 13:30hs. Estação NET Botafogo 1
http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/a-viagem-de-pedro
“Casa Vazia”, Giovani Borba
Filmado na região fronteiriça entre o Brasil e o Uruguai, o longa traz a questão da fronteira como pano de fundo da trama. Raúl é um peão desempregado e pai de família que vive numa casa isolada na imensidão solitária dos campos. A mão de obra tradicional da lida no campo já não serve mais aos patrões, donos das terras. A paisagem de imensas pastagens com o gado estão sendo sobrepostas por gigantescas lavouras de soja. Assolado pela pobreza e a falta de trabalho, ele se junta a outros peões para roubar gado durante a escuridão das noites no campo. Ao retornar de mais uma madrugada, encontra sua casa vazia. Sua mulher e filhos desapareceram.
Sessões:
Terça 14/12. 20:30hs. Cinepolis Lagoon 6
Quarta 15/12. 16:30hs. Estação NET Botafogo 1
http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/casa-vazia
“Compartment n. 6”, Juho Kuosmanen
Jovem finlandesa foge de uma relação amorosa em Moscou, embarcando numa viagem de trem. Seu companheiro de jornada é um minerador russo e o tamanho reduzido da cabine aproxima de forma improvável os estranhos, aparentemente de mundos tão distantes. Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2021.
Sessões:
Domingo 12/12. 22hs. Estação NET Botafogo 1
Quinta 16/12. 18:45hs. Reserva Cultural Niterói 3
Sábado 18/12. 21:10hs. Estação NET Gávea 5
http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/hytti-nro-6
“Diário de Viagem”, Paula Kim
1995, São Paulo. Logo após a implantação do Plano Real, Liz, 13, é mandada para intercâmbio na Irlanda por seus pais de classe média emergente. A viagem, a seu ver, é um total fracasso. Liz retorna ao Brasil transtornada e obsessiva. Nos anos seguintes desenvolve um transtorno alimentar que limita a sua vida em todos os âmbitos. Como superar essa dura realidade?
Sessões:
Domingo 12/12. 19hs. Cinépolis Lagoon 4
Segunda 13/12. 19hs. Estação NET Rio 5
http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/diario-de-viagem
“Encontros”, Hong Sang-Soo
Dividido em três partes, o filme acompanha os encontros, desencontros e percalços sentimentais de um jovem que vai da Coreia do Sul a Berlim para visitar o pai, a mãe e a namorada.
Sessões:
Sábado 11/12. 16hs. Estação NET Gávea 5
Quarta 15/12. 16:30hs. Reserva Cultural Niterói 3
Sábado 18/12. 19:30hs. Estação NET Botafogo 1
http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/introduction
“Felizes Juntos”, Wong Kar Wai
O casal Lai e Ho viaja de Hong Kong para a Argentina em busca de uma vida melhor. Seu relacionamento tórrido sobrevive em meio a bares de tango e salsa das calçadas de La Boca. Longe de casa, eles se sentem desesperadamente sós.
Sessões:
Quarta 15/12. 18:30hs. Estação NET Gávea 5
Sexta 17/12. 21:20hs. Reserva Cultural Niterói 3
Segunda 20/12. 21hs. Estação NET Botafogo 1
http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/chun-gwong-cha-sit
“Marinheiro das montanhas”, Karim Aïnouz
Marinheiro das montanhas é um diário de viagem filmado na primeira ida de Karim Aïnouz à Argélia, país em que seu pai nasceu. Entre registros da viagem, filmagens caseiras, fotografias de família, arquivos históricos e trechos de super-8, o longa opera uma costura fina entre a história de amor dos pais do diretor, a Guerra de Independência Argelina, memórias de infância e os contrastes entre Cabília (região montanhosa no norte da Argélia) e Fortaleza, cidade natal de Karim e de sua mãe, Iracema. Passado, presente e futuro se entrelaçam em uma singular travessia.
Sessões:
Domingo 12/12. 19:30hs. Estação NET Botafogo 1
http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/marinheiro-das-montanhas

“Masar – Caminhos à mesa”, Amina Nogueira e Ana Sanz
Entre memórias e sabores, um sírio, um curdo e um palestino, refugiados no Rio de Janeiro, se encontram para um banquete.
Sessões:
Terça 14/12. 18hs. Cinépolis Lagoon 6
Quarta 15/12. 13:30hs. Estação NET Botafogo 1
http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/masar-caminhos-a-mesa
“Medida Provisória”, Lázaro Ramos
Num futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a “voltarem” à África como forma de reparar os tempos de escravidão. O advogado Antônio, sua companheira, a médica Capitu, e seu primo, o jornalista André decidem resistir, uns confinados em suas casas, outros no Afrobunker – movimento que vai lutar pelo direito de permanecerem em seu país.
Sessões:
Quarta 15/12. 21hs. Cinépolis Lagoon 6
Quinta 16/12. 16:30hs. Estação NET Botafogo 1
http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/medida-provisoria
“Meu Tio José”, Ducca Rios
A história acontece a partir do assassinato de José Sebastião Rios de Moura, membro do grupo de esquerda Dissidência da Guanabara. Ele participou do sequestro do embaixador americano Charles Elbrick, em 1969, e permaneceu exilado por dez anos até voltar ao Brasil para ser morto em um crime com fortes evidências de motivação política, ainda hoje não foi solucionado. O conflito principal se desenrola por conta de uma redação que o garoto Adonias, sobrinho de José, tem que escrever. A tarefa é pedida no mesmo dia em que o tio sofre o atentado, em 1983, em Salvador.
Sessões:
Domingo 12/12. 20:30hs. Cinépolis Lagoon 6
Segunda 13/12. 16:30hs. Estação NET Botafogo 1
http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/meu-tio-jose
“Saudade do Futuro”, Anna Azevedo
Portugal, Brasil e Cabo Verde. Países ligados pelo mar e pela cultura da saudade. O filme percorre três continentes e encontra personagens marcados por ausências, e produzidas por eventos que transformaram a história desses países. Como o fascismo, a colonização, a escravidão, as ditaduras e o partir para nunca mais voltar. A cultura da saudade é o fio que entrelaça conversas à beira-mar.
Sessões:
Sábado 18/12. 17hs. Cinépolis Lagoon 6
Domingo 19/12. 15hs. Estação NET Rio 5
http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/saudade-do-futuro
“Tempo Ruy”, Adilson Mendes
Neste ensaio cinematográfico, o diretor moçambicano-brasileiro Ruy Guerra fala sobre sua relação com o Brasil, com o cinema, e com figuras como Glauber Rocha e Gabriel García Márquez.
Sessões:
Sábado 18/12. 15:30hs. Cinépolis Lagoon 4
http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/tempo-ruy
“Terra Estrangeira”, Walter Salles e Daniela Thomas
Anos 1990. Sem perspectiva de vida num Brasil tomado pelo caos em plena era Collor, Paco decide viajar para Portugal após a morte da mãe, levando uma misteriosa encomenda. Em Lisboa, ele conhece Alex, brasileira namorada de Miguel, todos envolvidos num esquema de contrabando, que vai tornar suas vidas em um pesadelo.
Sessões:
Sábado 11/12. 19:30hs. Estação NET Botafogo 1
http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/terra-estrangeira
“VIVXS!”, Claudia Schapira, Roberta Estrela D’Alva, Tatiana Lohmann
Rio de Janeiro, Brasil. Em um encontro diaspórico, poetas de diferentes partes do mundo se reúnem no Cais do Valongo, o maior porto de escravizados da história da humanidade. Na companhia de ancestrais guardiões (Saul Williams e Roberta Estrela D’Alva), prestam homenagens e proclamam mais uma vez que as vidas e a vozes negras importam. Vivos! Vivas! Liberdade! Poesia!
Sessões:
Quinta 16/12. 18hs. Cinépolis Lagoon 6
Sexta 17/12. 13:30hs. Estação NET Botafogo 1
http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/vivxs

